Corpo de Bombeiros encontra caixa-preta de avião de pequeno porte que caiu no interior de SP durante tempestade


Cinco pessoas morreram no acidente aéreo. As gravações da caixa-preta são consideradas fundamentais para a investigação do acidente e serão analisadas por equipes do Cenipa. Avião que caiu em Santa Branca (SP)
Davi P. Ribeiro
O Corpo de Bombeiros confirmou, na tarde desta quinta-feira (24), que as equipes da corporação encontraram a caixa-preta do avião de pequeno porte que caiu em Santa Branca, no interior de São Paulo. Os cinco ocupantes da aeronave morreram.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Segundo o Capitão Reis, do Corpo de Bombeiros, após retirar os corpos das vítimas da área de mata, os bombeiros apoiaram as equipes da Força Aérea Brasileira para encontrar a caixa-preta.
O equipamento foi localizado pelos bombeiros no período da tarde, durante as buscas em conjunto com os militares.
Agora, a caixa-preta foi entregue para os militares do Seripa 4, órgão regional do Cenipa em São Paulo, que vão iniciar os trabalhos de investigação do acidente.
De acordo com os oficiais, a caixa-preta vai ser fundamental para definir o que houve nos minutos finais do voo. Ainda não há informações se o modelo encontrado gravava apenas voz ou se compilou os dados do voo também. Os detalhes ainda serão averiguados pelo Cenipa.
A principal função da caixa-preta não está ligada com estabelecer culpados pelos acidentes, mas sim ajudar a identificar as causas e ajudar na prevenção deles.
Apesar do nome, as caixas-pretas são pintadas de laranja, uma cor que pode ser vista à distância, o que facilita as buscas em casos de acidentes.
Destroços de avião de pequeno porte que caiu em Santa Branca, SP
Reprodução/TV Vanguarda
Queda de avião
O avião de pequeno porte que caiu nesta quarta-feira (23) numa área de mata em Santa Branca, no interior de São Paulo, e deixou cinco mortos, foi o 2º acidente aéreo ocorrido em menos de um ano na região. Em dezembro de 2023, um helicóptero desapareceu, e foi encontrado 12 dias depois – os 4 ocupantes morreram na época.
No acidente mais recente, o avião foi localizado por equipes de buscas na noite desta quarta-feira (23), próximo à Estrada do Caetê, na divisa com a cidade de Paraibuna (SP) – município que, em dezembro, registrou outro acidente aéreo: a queda de um helicóptero.
Todos os cinco mortos na queda do avião moravam em Salvador, na Bahia. A empresa de táxi aéreo, Abaeté Aviações, tem sede na capital baiana. Na aeronave, estavam o comandante, o copiloto, um mecânico de aviões, uma médica e um enfermeiro. Todos voltavam de um serviço feito em Florianópolis, em Santa Catarina.
Os ocupantes do avião eram:
Jefferson Rodrigues Ferreira – comandante que pilotava o avião
Dulcival da Conceição Santos – copiloto do avião
Sylvia Rausch Barreto – médica
Erisson Silva da Conceição Cerqueira – enfermeiro
Joseilton Borges – mecânico de aeronaves
Jefferson, Sylvia, Erisson, Dulcival e Joseilton morreram no acidente de avião
Reprodução
O local onde o avião foi encontrado fica a uma distância de 22 km do acidente aéreo ocorrido em Paraibuna – também em uma área de mata, próxima à represa da cidade.
De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o avião sumiu dos radares de monitoramento às 18h39. O avião é um Embraer-121 Xingu, com oito assentos, que partiu de Florianópolis (SC) e seguia para Belo Horizonte (MG), onde abasteceria. O destino final era Salvador (BA).
Especialistas explicam possíveis causas de queda de avião em Santa Branca
Perto das 23h, os bombeiros informaram que equipes de resgate chegaram ao local onde o avião caiu e encontraram os destroços.
A área onde o avião caiu fica perto do limite de Paraibuna e Santa Branca, municípios a cerca de 100 quilômetros da capital paulista. Moradores da região relataram um ruído que identificaram como uma falha num motor. Logo em seguida, um estrondo de explosão.
LEIA TAMBÉM:
Avião de pequeno porte cai no interior de SP durante tempestade
VÍDEO e FOTOS mostram destroços de avião que caiu
Veja como é o modelo do avião da Embraer que caiu
Queda de avião de pequeno porte em Santa Branca (SP)
g1
Queda de helicóptero no Ano Novo
Durante as festividades de Réveillon, um helicóptero partiu do Campo de Marte, na capital paulista, no dia 31 de dezembro, com destino a Ilhabela, no Litoral Norte de SP. No mesmo dia, o helicóptero desapareceu.
Foram 12 dias de busca. A área monitorada inicial era de 5 mil quilômetros quadrados, com a participação de dezenas de agentes das polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Força Aérea e Exército Brasileiro.
Duas aeronaves da FAB cumpriram mais de 135 horas de voo ao longo dos 12 dias de buscas, que teve área total de 5 mil quilômetros quadrados. Aeronaves da Polícia Militar e Polícia Civil também integraram as buscas.
O g1 apurou à época que os ocupantes do helicóptero eram:
Luciana Rodzewics, de 45 anos;
Letícia Ayumi Rodzewics Sakumoto, de 20 anos (filha de Luciana);
Raphael Torres, 41 anos (amigo de Luciana e Letícia);
Cassiano Tete Teodoro, de 44 anos (o piloto).
Ocupantes do helicóptero que estava desaparecido em São Paulo
Reprodução/TV Globo
Cinco pessoas morrem em queda de avião em Santa Branca
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.