Medida passa a valer nesta sexta-feira (25) e será divulgada nas redes sociais da prefeitura. Coletiva de imprensa anuncia mudanças no racionamento de água em Rio Claro
Prefeitura de Rio Claro/Divulgação
Rio Claro (SP) vai adotar a partir desta sexta-feira (25) um sistema de racionamento de água diário, que será definido por boletins com cores de bandeiras.
O comunicado será divulgado diariamente pela manhã, nas redes sociais da prefeitura e enviado para os veículos de comunicação cadastrados. Na sexta (18), o município decretou situação de emergência por conta da falta de água.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
A medida foi explicada pelo prefeito Gustavo Perissinotto (PSD), em coletiva de imprensa no paço municipal, nesta quinta-feira (24).
O sistema de aviso é composto por três cores:
🟢 Verde: sem paralisação da ETA 1.
🟡 Amarelo: racionamento com rodízio de seis horas no abastecimento, com a ETA 1 desligada das 9h até às 15h.
🔴 Vermelho: racionamento com rodízio de 12 horas, com a ETA 1 desligada das 6h às 18h.
“É uma nova forma de comunicação, lúdica e mais efetiva. Ainda não vencemos o período crítico da estiagem, mas estamos em situação que nos permite alternar os horários do abastecimento”, disse o prefeito.
Represa da ETA1 de Rio Claro está com apenas 18% da sua capacidade
Daae Rio Claro/Divulgação
As cores são apenas de caráter informativo e que não há ligação com valores da tarifa de água e esgoto.
O superintendente do Daae, Sergio Ferreira, ressaltou que é necessário que a população faça o uso consciente e sem desperdícios da água, independentemente da cor da bandeira do dia. E que até o momento, as chuvas ainda não foram suficientes para recuperar o manancial. O rodízio segue por tempo indeterminado.
Após o religamento da Estação de Tratamento de Água (ETA 1), localizada no bairro Cidade Nova, o fornecimento de água pode levar algum tempo para ser retomado nos bairros mais altos e distantes.
Os 94 bairros atendidos pela ETA 1 estão sob rodízio no recebimento de água tratada desde 12 de outubro, pois, sem água suficiente para captar no Ribeirão Claro, essa estação de tratamento de água está sendo desligada como forma de preservar e não secar o manancial. No dia 18, o racionamento passou a ser de 12 horas seguidas.
Multa para desperdício
A cidade está multando quem for flagrado desperdiçando água. O município também proibiu a lavagem de túmulos de cemitérios.
A prefeitura está intensificando a fiscalização para identificar quem está lavando calçada e carros ou molhando jardim.
A população pode fazer denúncia anônima por desperdícios de água pelo telefone 153, da Guarda Municipal e na Central de Atendimento do Daae, no telefone 0800-505-5200.
VÍDEOS DA EPTV:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara