Entre 1º de julho e 22 de outubro de 2024, 17 pessoas perderam a vida em afogamentos no litoral de Santa Catarina. Desses casos, apenas um aconteceu em uma praia com posto salva-vidas, na cidade de Barra Velha, que estava desativado fora da temporada. Esse cenário se repete em várias partes do estado.
Estado conta com 30 posto salva-vidas operando – Foto: Corpo de Bombeiros Militar/Divulgação/ND
Atualmente, Santa Catarina conta com 30 postos salva-vidas operando 24 horas por dia e 91 que só funcionam nos finais de semana. Essa situação preocupa a Associação de Salvamento Aquático de Florianópolis, que defende a necessidade de mudanças para garantir mais segurança à população.
“As praias em Florianópolis também servem como espaço de lazer pra comunidade. É muito importante que a gente pense de que forma que a gente pode tornar esses postos ativos durante o ano inteiro (…) Quase 100% de chance de que os afogamentos não aconteceriam se os postos estivessem ativos”, disse João Caetano Prates, conselheiro da ASAF.
Ativação dos postos salva-vidas
Segundo o Corpo de Bombeiros, a ativação dos postos é feita com base em critérios técnicos. Durante a baixa temporada, os recursos são mais limitados, mas a corporação reforça que faz o possível com o que tem disponível.
Ativação dos postos é feita conforme critérios técnicos – Foto: Reprodução/ND
Já os salva-vidas voluntários sugerem a implementação de um plano de carreira para a categoria, a fim de manter mais profissionais em atividade ao longo de todo o ano.
Temporada de verão
Com a chegada da temporada de verão, a situação deve melhorar. A partir de 2 de novembro até 15 de dezembro, se inicia a pré-temporada, com a ativação de mais postos.
Entre 16 de dezembro e 9 de março, a temporada estará em pleno funcionamento, e o número de postos salva-vidas chegará a 411, além de 145 viaturas, mais de 50 motos aquáticas e 163 embarcações disponíveis para o salvamento.
Pré-temporada de verão inicia no dia 2 de novembro – Foto: CBMSC/Reprodução
A recomendação para quem frequenta as praias é clara: informe-se sobre as condições de segurança antes de ir e, sempre que possível, escolha praias que contam com salva-vidas em atividade.
“O turista pode verificar através do nosso aplicativo CBMSC Cidadão, gratuito, e ele pode verificar quais postos estão abertos em toda a região de Santa Catarina”, afirma o Capitão Ian Triska, chefe de comunicação do CBMSC.