Dia do Macarrão: 5 vinhos para harmonizar com massas


Confira rótulos que combinam com cinco de receitas. Massa e vinho formam uma combinação perfeita. E já que em 25 de novembro é celebrado o Dia do Macarrão, que tal aproveitar a data para descobrir cinco vinhos que harmonizam lindamente com cinco receitas de massas clássicas.
Vinho para massa à bolonhesa
Por ser um molho à base de carnes e de sabor intenso, por ter longo cozimento, os vinhos tintos são a melhor opção. Evite os tintos mais leves, como Pinot Noir e Beaujolais, e opte por rótulos como Chianti, Primitivo, Carménère, Cabernet Sauvignon e Malbec.
A nossa dica é o Norton Malbec Reserva, um grande tinto de Mendoza que amadurece 12 meses em barricas de carvalho e que apresenta aromas de frutas maduras, especiarias e tabaco.
Vinho para massa à carbonara
Rica em ovos e queijo parmesão, o molho carbonara é intenso e gorduroso. Por isso, melhor apostar em rótulos brancos encorpados e espumantes, pois a acidez e o frescor desses vinhos irão limpar a boca após cada garfada,
Uma excelente escolha é o Quinta do Penedo DOC Dão Branco, branco português com aromas minerais e notas de flores frescas. Em boca, é elegante e possui ótima acidez.
Vinho para massa ao pesto de manjericão
Esse molho delicado pede vinhos brancos tão delicados quanto, que tenham um bom frescor e, por que não, notas vegetais. O Sauvignon Blanc é sempre uma escolha acertada, mas o Chardonnay também funciona muito bem.
Um rótulo que vai fazer muito bonito com o molho pesto é o Château Reynon Sauvignon Blanc, da prestigiada vinícola de Bordeaux Denis Dubourdieu. Delicadamente aromático e muito elegante, apresenta belas notas minerais.
Vinho para massas ao molho branco
Seja um béchamel ou qualquer molho à base de queijos, vinhos brancos, rosés e espumantes são excelentes opções. Prefira brancos encorpados e espumantes elaborados pelo método tradicional (o mesmo do Champagne).
O chileno Carolina Reserva Chardonnay, da centenária vinícola Santa Carolina, combina à perfeição, pois tem uma untuosidade na boca que harmoniza com a cremosidade do molho.
Vinhos para massas aos frutos do mar
Para molhos delicados como os à base de peixes e frutos do mar são mais indicados para vinhos brancos, rosés e espumantes. Elegante e equilibrado, o Monsaraz Rosé Alentejo DOC, da vinícola portuguesa Carmim, é uma ótima opção.
BEBA MENOS, BEBA MELHOR.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.