Um motorista de 33 anos foi preso na noite da quinta-feira (24), no centro do município de Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, após desobedecer à ordem de parada da Polícia Militar e tentar fugir dirigindo um veículo sob efeito de álcool. Ele havia estacionado o carro sobre a faixa de pedestres e passou sobre os pés de um policial com o veículo.
O motorista deixou o carro estacionado em cima da faixa de pedestres na ua Celestino do Nascimento, na esquina com a Avenida Brasil. (Imagem ilustrativa) – Foto: Google Street View/Reprodução/ND
A ocorrência foi atendida pela guarnição do 30º Batalhão de Polícia Militar por volta das 21h15, quando os policiais se deslocaram até a rua Celestino do Nascimento, na esquina com a Avenida Brasil, para averiguar um veículo GM/Ônix estacionado irregularmente sobre uma faixa de pedestres.
Inicialmente, os policiais tentaram localizar o responsável pelo veículo, mas não tiveram êxito. Quando o guincho conveniado já havia sido solicitado, um homem se apresentou como proprietário do carro e questionou a atuação policial.
Motorista passou sobre os pés de um policial
Conforme informações da PM (Polícia Militar), durante a conversa, ao ser informado sobre as medidas administrativas que seriam adotadas, o motorista entrou no carro, deu partida de forma brusca e acabou passando com o veículo sobre os pés de um dos policiais, causando lesão leve.
O condutor tentou fugir, desrespeitando as leis de trânsito e cometendo diversas infrações durante o percurso. Após um breve acompanhamento, a guarnição conseguiu interceptá-lo na entrada de um condomínio.
Carro foi apreendido e o homem preso. – Foto: Polícia Militar/Divulgação/ND
Durante a abordagem, o homem resistiu e desobedeceu às ordens, sendo necessário o uso moderado da força para contê-lo.
Segundo os policiais, o suspeito apresentava sinais de embriaguez, com odor etílico perceptível, e foi submetido ao teste do bafômetro, que indicou um teor de 0,44 mg/l de álcool por litro de ar expelido, valor que configura crime de embriaguez ao volante segundo a legislação de trânsito.
O homem recebeu voz de prisão por dirigir sob efeito de álcool, resistência, desacato e desobediência, além de lesão corporal leve, em decorrência do ferimento causado ao policial.
Após a realização das autuações de trânsito e a remoção do veículo para o pátio do guincho, o suspeito foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para a lavratura do auto de prisão em flagrante.