Queda é em comparação ao mesmo período de 2022, segundo dados do governo levantados pelo g1. Pará tem queda de 12,2% nos assassinatos no primeiro trimestre de 2023
Heloise Hamada/g1
O Pará teve queda do número de assassinados no primeiro trimestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano passado. A queda foi de 12,2%.
Foram 466 assassinatos de janeiro a março deste ano, enquanto em 2022 foram 531.
Compartilhe essa notícia no WhatsApp
Compartilhe essa notícia no Telegram
O levantamento é do g1 com base nos dados oficiais do governo e incluem homicídios, latrocínios (roubos seguidos de morte) e lesões corporais seguidas de morte.
O estado paraense segue a tendência da região Norte do país, que teve redução de -4,2%, e nacional, com redução de 0,7% em relação ao primeiro trimestre de 2022, segundo aponta o Monitor da Violência, parceria do g1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Os dados foram apresentados ao público na noite desta terça-feira (20) em Belém na abertura do 17ª edição do Encontro Anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
LEIA MAIS:
Monitor da Violência: assassinatos caem 0,7% nos primeiros três meses de 2023 no Brasil
Brasil
No Brasil, foram registrados 10.216 assassinatos nos três primeiros meses deste ano, o que representa uma queda de 0,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Todas as regiões do país tiveram redução no número de crimes violentos, com exceção do Sudeste, onde o destaque foi o Rio de Janeiro, com aumento de quase 16%.
Dispara o número de mortes por bala perdida na Região Metropolitana do Rio
LEIA TAMBÉM:
PÁGINA ESPECIAL: Mapa mostra assassinatos mês a mês no país
METODOLOGIA: Monitor da Violência
MAIS VÍDEOS com notícias do Pará:
Veja outras notícias do estado no g1 Pará
Monitor da Violência: Pará tem queda de 12,2% nos assassinatos no primeiro trimestre de 2023
Adicionar aos favoritos o Link permanente.