TSE verifica sistemas para 2º turno das eleições municipais


Procedimento analisa autenticidade e integridade de softwares que cuidam da recebimento e totalização dos votos. Votação será realizada neste domingo (27). Urna votação eleição 2024
Thiago Gadelha/SVM
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou neste sábado (26), véspera do 2º turno das eleições municipais, uma cerimônia de verificação dos sistemas responsáveis pelo recebimento e totalização dos votos do eleitorado.
A Cerimônia de Verificação da Integridade e Autenticidade dos Sistemas Eleitorais faz parte do cronograma de fiscalização dos sistemas eleitorais, uma série de testes e verificações que asseguram a transparência do processo eleitoral e apontam que os sistemas usados na eleição são seguros. O procedimento também foi realizado antes do 1º turno.
O procedimento consiste em assegurar, por meio de verificação de assinatura digital, que os sistemas são os mesmos assinados na cerimônia de lacração dos sistemas digitais, promovida pelo TSE entre 5 e 10 de setembro. O objetivo é mostrar que os sistemas em operação no TSE não sofreram modificação no período.
A verificação deste sábado foi concluída com sucesso e não foram registradas irregularidades, a exemplo do que havia sido atestado antes do 1º turno.
Segundo o TSE, foram verificados três sistemas que cuidam do recebimento, transmissão totalização de votos:
Sistema de Gerenciamento da Totalização (SISTOT): conjunto de programas que tem como objetivo principal acompanhar os recebimentos e gerenciar as totalizações dos resultados das eleições a partir dos arquivos processados pelo Receptor de Arquivos de Urna;
Receptor de Arquivos de Urna (RecArquivos): sistema responsável por receber os pacotes gerados pelo Transportador de Arquivos e colocá-los à disposição para serem consumidos pelo Sistema de Gerenciamento da Totalização;
Informação de Arquivos de Urna (InfoArquivos): sistema responsável por fornecer ao Transportador de Arquivos a situação dos arquivos enviados e recebidos na base de dados da Justiça Eleitoral.
A cerimônia foi acompanhada por representantes de entidades convidadas para fiscalizar o processo. Estavam presentes:
Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB);
Câmara dos Deputados;
Agência Brasileira de Inteligência (ABIN);
⁠Polícia Federal (PF);
⁠Senado;
⁠Tribunal de Contas da União (TCU);
⁠Sociedade Brasileira de Computação (SBC);
Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE).
2º Turno
Dados consolidados do Tribunal Superior Eleitoral mostram que 51 municípios brasileiros têm segundo turno confirmado, entre eles 15 capitais. A votação está marcada para o próximo domingo (27).
O número representa quase metade dos 104 municípios com mais de 200 mil habitantes do Brasil, onde o segundo turno era uma possibilidade. A segunda etapa da votação ocorre para disputas à prefeitura onde nenhum candidato conseguiu obter mais de 50% dos votos no primeiro turno.
O pleito ocorre neste próximo domingo, 27 de outubro, entre 8h de 17h (horário de Brasília). Por causa do fuso horário, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Roraima, Mato Grosso e boa parte do estado do Amazonas, incluindo Manaus, terão a votação iniciada e terminada uma hora antes, ou seja, entre às 7h e 16h.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.