Alagoas tem mais de 1.5 mil presos inscritos em exame de certificação dos ensinos médio e fundamental


Se comparado a 2022, estado teve aumento de quase mil inscritos. Além de certificação, aprovados têm direito a redução de pena. Provas do Encceja/PPL acontecem nos dias 29 e 30 de outubro
Jorge Santos/Seris
A aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja/PPL) acontece nos dias 29 e 30 de outubro e Alagoas, mais uma vez, registrou um aumento de presos que participarão do exame. De acordo com a Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), 1.572 pessoas privadas de liberdade devem participar da certificação este ano.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O Encceja é uma prova do Governo Federal que atesta jovens e adultos a receberem o certificado de conclusão do ensino médio ou fundamental. Além da certificação, o exame também serve para a redução de pena dos custodiados. Os aprovados no fundamental têm direito a 177 dias de redução, enquanto os aprovados no ensino médio têm 133 dias.
Em 2024 a prova foi adiada por decisão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
De acordo com a Seris, esse é o terceiro ano consecutivo que Alagoas registra o aumento de presos participando do Encceja PPL. Em 2022 foram 682 inscritos, em 2023, 1.057; e esse ano 1.572.
Participe do canal do g1 AL no WhatsApp 📲
Veja os vídeos mais recentes do g1 AL
Veja outras notícias da região no g1 AL
Adicionar aos favoritos o Link permanente.