Professores do UniOpet lideram registros de espécies no Brasil durante evento global de observação de aves. No último dia 12 de outubro, professores do curso de Direito do UniOpet e pesquisadores voluntários participaram do Global Big Day, evento internacional promovido pela Universidade de Cornell, dos Estados Unidos. O grupo, integrante do projeto de pesquisa “Aves do Parque Estadual das Lauráceas”, registrou o maior número de espécies de aves no Brasil durante o evento (até a data do fechamento em 15/10).
A participação dos docentes em uma atividade voltada à ornitologia destaca a relevância das iniciativas acadêmicas que extrapolam as fronteiras da sala de aula. “Nossa atuação no Global Big Day vai além da pesquisa científica. É um compromisso com a comunidade e com o meio ambiente”, afirma Francisco Paludo, professor do curso de Direito do UniOpet.
O projeto reforça a importância da legislação ambiental vigente e evidencia a necessidade de aprimoramentos legais para a proteção das espécies. “A observação de aves nos permite identificar áreas que necessitam de maior proteção e nos fornece dados concretos para embasar políticas públicas”, complementa Dirceu Pertusati, participante do grupo e coordenador do curso de Direito do UniOpet.
Global Big Day e a conservação da biodiversidade
O Global Big Day é um evento anual que mobiliza observadores de aves em todo o mundo para registrar o maior número possível de espécies em um único dia. Organizado pelo Laboratório de Ornitologia da Universidade de Cornell, o evento promove a ciência cidadã e fornece dados valiosos para pesquisadores e conservacionistas.
Na edição deste ano, milhares de participantes em mais de 150 países contribuíram para a identificação e registro de aves, fortalecendo os esforços globais de conservação. A equipe do UniOpet destacou-se em território nacional, registrando uma ampla variedade de espécies no Parque Estadual das Lauráceas, uma área de rica biodiversidade no Paraná.
“Essa região é um hotspot de biodiversidade, e nossos registros ajudam a mapear a distribuição das espécies e a monitorar possíveis ameaças”, explica Paludo. Os dados coletados são inseridos em plataformas globais, como o eBird, auxiliando na pesquisa científica e na formulação de estratégias de conservação.
A conexão entre observação de aves e direito ambiental
A participação dos professores de Direito do UniOpet no Global Big Day, além de ser uma atividade de campo, é também uma extensão de sua atuação acadêmica no âmbito do direito ambiental. A experiência prática na observação de aves enriquece a compreensão das leis de proteção à fauna e flora brasileiras.
“A legislação ambiental brasileira é uma das mais avançadas do mundo, mas ainda enfrenta desafios na sua aplicação efetiva. A vivência em projetos como este nos fornece uma perspectiva mais profunda sobre as necessidades reais de conservação”, ressalta Dirceu.
Além disso, a atividade contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais e de pesquisa entre os docentes. “Trabalhar em equipe, comunicar-se efetivamente com pesquisadores de diferentes áreas e compreender aspectos biológicos e ecológicos são competências que enriquecem nossa prática docente e jurídica”, acrescenta Paludo.
Impacto na comunidade e na formação acadêmica
O projeto “Aves do Parque Estadual das Lauráceas” é uma iniciativa que beneficia a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. Ao contribuir para a catalogação das espécies e para a conservação da fauna brasileira, os professores do UniOpet desempenham um papel ativo na proteção do patrimônio natural do país.
“Nosso objetivo é gerar conhecimento que possa ser utilizado na educação ambiental e na conscientização da população sobre a importância da preservação das espécies”, afirma Paludo. A iniciativa também abre portas para futuras pesquisas e parcerias com órgãos governamentais e organizações não governamentais voltadas ao meio ambiente.
Do ponto de vista acadêmico, a participação no Global Big Day fortalece o compromisso do UniOpet com a interdisciplinaridade e a excelência na formação. “Incentivamos nossos professores a se envolverem em projetos que agreguem valor à sua área de atuação e que tenham impacto positivo na sociedade”, conclui o coordenador.