Projeto ensina crianças e pais sobre prevenção contra violência sexual em Ananindeua, no Pará

Ação é realizada neste sábado, 24, na Usina da Paz do Icuí-Guajará, a partir das 9h30. Projeto ensina crianças e pais sobre prevenção contra violência sexual em Ananindeua
Reprodução
Neste sábado (24), a partir das 9h30, é realizada uma ação voltada para conscientização de pais e crianças sobre a prevenção contra violência sexual, na Usina da Paz Icuí-Guajará, em Ananindeua, região metropolitana de Belém.
Organizada pelo projeto social Futuro Brilhante, o evento pretende reunir música, jogos de tabuleiro e pintura para ajudar crianças a estabelecer limites corporais contra abusadores de forma simples e lúdica.
Projeto espera receber mais de 50 crianças entre 6 à 9 anos de idade, 30 adultos que poderão participar de uma roda de conversa para aprender sobre o tema por meio da discussão de casos hipotéticos, debatendo como evitar a ocorrência dessas situações e de como agir depois que acontecem.
As crianças realizarão exercícios que vão ajudar a entender sobre a “educação protetiva”, alertando quais toques são bons e ruins, visto em que situações cotidianas entre adultos. E também serão feitas as dinâmicas “Semáforo do toque” e “Trilha da proteção”. Veja abaixo como funciona.
Semáforo do toque
O exercício feito consiste em ensinar a nomear corretamente as partes do corpo, esclarecendo quais podem ou não ser tocadas, assim como quais pessoas podem tocá-las e em quais circunstâncias.
A exemplo de quem pode dar banho, fazer um exame médico ou um curativo. Além disso, estabelece um canal de comunicação para que as crianças se sintam seguras ao relatarem situações suspeitas.
Para realizar a atividade, as crianças utilizarão: folha de papel, lápis de cor ou giz de cera nas cores verde, amarelo e vermelho. O exercício será executado de forma individual ou em grupo.
Trilha da proteção
Essa atividade é para ensinar sobre a rede de proteção (instituições), pessoas de confiança (familiares, professores, amigos), situações de perigo e como denunciá-las, e também estabelece um canal de comunicação para que as crianças se sintam seguras ao relatarem situações suspeitas.
Ações
O projeto Futuro Brilhante, atualmente, reúne profissionais e estudantes de nível superior com o objetivo de disseminar informações para a prevenção de crimes de natureza sexual contra crianças e adolescentes.
Segundo o Coordenador do grupo e mestre em segurança pública, Diego Martins, o maior objetivo é trabalhar limites corporais, autoproteção e rede de segurança junto a essas crianças.
“Que os adultos, ao participarem da roda de conversa, conheçam como costumam agir os abusadores e passem a adotar novas estratégias de cuidado para que as crianças permaneçam seguras e livres de violência. Como a maioria dos crimes sexuais ocorre dentro da casa da própria vítima e os familiares costumam ser os autores de tais atos, é fundamental realizarmos atividades de conscientização dessa natureza”, ressaltou.
Serviço
Ação de prevenção contra crimes sexuais contra crianças e adolescentes
Data: Sábado, 24 de junho
Local: Usina da Paz Icuí-Guajará, em Ananindeua
Horário: Das 9h30 às 11h30
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.