As inscrições devem ser realizadas na sede da Vigilância em Saúde de segunda a sexta-feira. Turma de outubro do curso de manipulação de alimentos na Vigilância Sanitária em Santarém-PA
Agência Santarém / Divulgação
A Divisão de Vigilância Sanitária de Santarém, oeste do Pará, está recebendo inscrições para o curso de manipulação e boas práticas de alimentos, que está com novas turmas disponíveis. As aulas acontecerão nos dias 04 e 05 de novembro, 21 de novembro e 05 de dezembro. Para cada turma são ofertadas 60 vagas.
Os interessados em participar do curso devem ir até à Vigilância em Saúde, que fica localizada na Av. Moaçara, 735, bairro Floresta, de segunda sexta, das 09h às 14h. É necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência no ato da inscrição.
✅ Siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
O curso tem como principal objetivo garantir a qualidade e a segurança dos alimentos que chegam à mesa do consumidor, e se destina a profissionais que atuam em bares, restaurantes e outros estabelecimentos afins, ou que pretendem empreender ou trabalhar no ramo de alimentos.
Com uma carga horária de 10 horas, a capacitação aborda tópicos fundamentais como técnicas de manipulação adequada, prevenção de contaminação, armazenamento correto e higiene pessoal. Os participantes também aprenderão sobre os riscos à saúde que o consumo de alimentos contaminados pode trazer e as medidas preventivas que devem ser adotadas.
“Esse curso de boas práticas em manipulação de alimentos ele é aberto a toda a comunidade, toda a população ela pode procurar. Pessoas que têm o comércio que manipula alimentos, restaurante, lanchonete, quem é envolvido nesse ramo pode sim tá fazendo a inscrição,” disse o coordenador do NTVS, Marcelino Xavier.
Ele também destacou que o curso de manipulação de alimentos é obrigatório para diversos procedimentos administrativos, como a licitação de boxe, a regularização de empresas e a obtenção de alvarás sanitários e de funcionamento.
“Para qualquer procedimento administrativo com relação à licitação de boxe, para regularização de empresa, para obter o alvará sanitário e o alvará de localização funcionamento, é exigido o curso de manipulação de alimentos das pessoas que trabalham, das pessoas que manipulam alimento no estabelecimento comercial,” afirmou Marcelino Xavier.
O curso além de proporcionar conhecimento essencial sobre higiene e segurança alimentar, também é uma ferramenta indispensável para o sucesso dos empreendimentos gastronômicos locais para elevar os padrões de qualidade na manipulação de alimentos.
Próximas turmas
Data: 04 e 05 de novembro
Turma dividida em dois dias: 5 horas no dia 04 e 5 horas no dia 05
Local: no auditório da SEMDEC
Inscrições: até 01 de novembro
Horário: 19h às 22h30
Data: 21 de novembro
Local: no auditório do NTVS
Inscrições até 18 de novembro
Horário: 9h às 18h
Data: 05 de dezembro
Local: auditório do NTVS
Inscrições até 02 de dezembro
Horário: 9h às 18h
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e região