A leguminosa que previne o câncer e tem o dobro de fibras da lentilha

Embora o corpo humano não consiga digerir a fibra, ela desempenha um papel fundamental na prevenção de doenças e na promoção da saúde. A fibra está presente em leguminosas, cereais e frutas.

Alimentos ricos em fibras previnem doenças. – Foto: Freepik/ND
A fibra contribui significativamente para a saúde intestinal de duas maneiras:
 Ação prebiótica: promove a fermentação de bactérias benéficas no cólon, gerando ácidos graxos que as células intestinais usam como energia;
  Fibra não fermentável: aumenta o volume das fezes ao absorver água e facilita sua evacuação.

Leguminosa com alto teor em fibras 
As leguminosas, como feijão, grão de bico e lentilhas, são excelentes fontes de fibra.
O feijão lidera com 25,4 gramas de fibra por 100 gramas. A recomendação diária é de pelo menos 23,5 gramas de fibra.
Feijão lidera como alimento rico em fibra – Foto: Epagri/ND
Além disso, é aconselhável consumir uma proporção de três partes de fibra insolúvel para cada parte de fibra solúvel.
Benefícios do feijão
O feijão, além de ser rico em fibras, é pobre em gordura e fornece uma grande quantidade de proteínas vegetais (19 gramas por 100 gramas).
Também contêm vitaminas do grupo B, como tiamina, niacina e vitamina B6, bem como minerais essenciais como cálcio, selênio, ferro, magnésio, zinco, potássio e fósforo.
Para quem não sabe, o feijão de corda é rico em proteínas, fibras, vitaminas e minerais – Foto: Casa do Norte Missão/Divulgação/ND
Combate o câncer e tem benefícios para saúde
Vários estudos demonstraram que a leguminosa pode contribuir para o controle do peso corporal graças à sua capacidade de formar géis viscosos que retardam o esvaziamento gástrico e prolongam a sensação de saciedade. Isso ajuda a controlar a absorção intestinal de açúcares, sendo benéfico na prevenção da obesidade.
A World Cancer Research Foundation observa que alimentos ricos em fibras provavelmente protegem contra o ganho de peso, sobrepeso e obesidade, além de reduzir o risco de câncer colorretal.
Alimento pode ajudar no combate ao câncer – Foto: Aires Mariga/Epagri/ND
A Organização Mundial da Saúde (OMS) também descobriu que as pessoas que consomem uma quantidade adequada de fibra têm entre 15 e 30% menos risco de mortalidade por qualquer causa, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e câncer colorretal.
 
 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.