Casa das Artes realiza rodas de conversa sobre Culturas Populares Juninas

Boi Bumbá, Pássaros e Bichos Juninos e Carimbó serão temáticas em debate conduzidas por especialistas a partir de terça-feira, 27. Casa das Artes, em Belém
Alex Ribeiro/ Agência Pará
Nesta terça-feira (27), será realizada a Roda de Conversa sobre Culturas Populares Juninas, na Casa das Artes, das 16h às 19h. Os principais temas dessas conversas serão o Boi Bumbá, Pássaros e Bichos Juninos e o Carimbó, que serão discutidos a cada dia. O evento integra a programação do Arraial de Todos os Santos e a entrada é gratuita.
“As rodas de conversas irão possibilitar o conhecimento às novas gerações sobre as manifestações culturais populares como forma de transmissão e manutenção do patrimônio imaterial do nosso estado, assim como valorizar os grupos da cultura popular e manter viva a sua identidade”, diz a diretora de Artes, Lana Machado.
Serão três dias de bate-papos com artistas com experiência sobre a cultura junina. As duas primeiras conversas serão mediadas pela técnica em gestão cultural, Elaine Oliveira, e no último encontro, por Maurício Panzera.
Boi Bumbá, Pássaros e bichos juninos e Carimbó
O primeiro tema da roda de conversa será Boi Bumbá, uma manifestação tradicional da cultura brasileira e que se adaptou na Amazônia, a partir do século XIX. O enredo gira em torno da morte e ressurreição do boi preferido do fazendeiro e que é abatido pelo vaqueiro, o Nego Chico, para agradar a sua esposa grávida, Catirina, que desejou comer o fígado ou a língua do boi. Os convidados foram os músicos Almirzinho Gabriel e Ronaldo Silva.
Pássaros e Bichos Juninos são um teatro popular musical datado do final do século XIX. As narrativas giram em torno de um pássaro da floresta amazônica, que ressuscita após ser perseguido, ferido e morto por um caçador. Esta ação é de fundamental importância para que as novas gerações possam conhecer e difundir esta manifestação original do Estado do Pará. As convidadas para esse bate-papo serão Iracema Oliveira e Laurene da Costa Ataide.
O tema principal do último dia de conversa é uma dança cultural da região, o Carimbó, que teve origem durante o século XVII, a partir das danças e costumes indígenas. Esta Roda pretende apresentar as diversas modalidades e estruturas sonoras.
Serviço: Roda de Conversa sobre Culturas Populares Juninas
Data: 27 a 29 de junho
Horário: 16 às 19h
Local: Casa das Artes, Auditório Alexandrino Moreira
Entrada Gratuita
Assista a outras notícias do Pará:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.