Marcos Antônio passou em medicina na primeira tentativa, enquanto terminava o ensino médio. Resolver questões fez a diferença na preparação do futuro médico. Marcos Antônio, estudante de medicina
Marcos Antônio / Arquivo pessoal
A jornada para ser aprovado em 1º lugar para medicina da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi rápida, mas não foi fácil para o Marcos Antônio, de 17 anos, que está no 2° semestre do curso. Nessa jornada, ele precisou abrir mão de muitas coisas para se dar bem nas provas. Agora, estudando o que sempre sonhou, o jovem dá dicas de estudos para os candidatos do Enem 2024.
“Com certeza, tive que diminuir hobbies como jogos, sair com os amigos e academia e focar mais nos estudos, mas nunca perdendo a saúde mental”, lembrou.
O tempo diário de estudos do futuro médico variava de acordo com as atividades que ele precisava cumprir. Fora da escola, ia de duas a oito horas de preparação por dia. Porém, para quem vai fazer o Enem neste ano, ele acredita que essa organização depende da demanda e da disponibilidade de cada um.
Em casa, a jornada de estudos começava pela separação dos assuntos que seriam vistos no dia.
Resolva questões de ciências humanas, linguagens e treine redação
Algo que fez a diferença na preparação do paraibano, que conseguiu a aprovação de primeira, foi a resolução de questões seguida da correção dessas perguntas.
“Buscando realmente aprender com elas, imagino que na medida em que você vai aprendendo com seus erros, os resultados virão naturalmente, de acordo com o seu aprendizado. Usava muitos simulados e videoaulas para isso”, destacou.
CONEXÃO: gêmeas estudam juntas e com as mesmas estratégias para o Enem 🧍🏻♀️🧍🏻♀️
Já para se sair bem na prova de redação, o jovem escrevia dois textos por semana, uma no começo e outra no final.
“Sempre eu corrigia a redação com algum corretor especializado me auxiliando, que a própria escola oferecia, me atentando para não cometer os mesmos erros na próxima”, recordou.
Também havia tempo para descanso e atividade de lazer. Contar com oito horas de sono, por exemplo, foi algo inegociável nessa jornada. Isso o ajudou com a saúde mental.
Marcos Antônio, aprovado em 1º lugar para medicina
Marcos Antônio / Arquivo pessoal
‘Revise detalhes e descanse a cabeça’
Para a semana que antecede o primeiro dia de Enem, também existem estratégias que podem ajudar os estudantes.
Confira tudo sobre o Enem 2024 📝
“A partir de agora, a maior parte do que tinha que ser feito já foi feito, no máximo revise detalhes e descanse a cabeça até lá”, aconselha Marcos Antônio.
Além disso, ela ainda deixa uma mensagem de incentivo para quem passou o ano inteiro estudando. Parte das orientações do jovem são:
Acreditar que a aprovação não é impossível;
Ter consciência de que o candidato sabe o conteúdo cobrado em muitas questões;
Esquecer a concorrência
“Peça a Deus e dará certo segundo a vontade Dele”, reforçou.
Estudante aprovada em medicina e que tirou nota mil na redação do Enem ensina como estudar em casa
A escolha pela medicina e a experiência na universidade
Marcos Antônio nasceu em uma família de médicos. Essa também foi a escolha da mãe, de uma tia e também da irmã mais velha. Todas elas serviram de inspiração para que ele também optasse por ser médico.
“E a outra parte imagino que tenha sido vocação mesmo, desde pequeno gostava muito da área e da ideia de ajudar as pessoas de forma mais objetiva”, explicou.
Já no curso, ele tem visto a parte mais teórica da medicina, o que já o encantou muito.
VÍDEOS: Lá Vem o Enem 2024