Após um ano, Neymar voltou a jogar após se recuperar de grave lesão no joelho esquerdo. O brasileiro atuou por pouco mais de 25 minutos na vitória do Al-Hilal sobre o Al-Ain por 5 a 4, no dia 21 de outubro, pela Liga dos Campeões da Ásia. Pela falta de ritmo e pouco tempo de jogos até a próxima Data Fifa, que será em novembro, o camisa 10 não será convocado pelo técnico Dorival Júnior para jogos das Eliminatórias para Copa do Mundo.
De acordo com a “ESPN”, o jogador só voltará a campo pela Amarelinha em março, quando a Seleção Brasileira vai enfrentar Colômbia, em casa, e Argentina, fora, também pelas Eliminatórias.
A comissão técnica da Seleção entende que o jogador está 100% recuperado do ponto de vista médico e confia em sua capacidade. No entanto, ela ainda tem dúvidas sobre a condição física e competitiva de Neymar. Assim, o craque vai ficar fora dos jogos contra Venezuela, dia 14 de novembro, em Maturín, e diante do Uruguai, em Salvador, no dia 19.
Neymar já está recuperado de grave lesão no joelho – Foto: Reprodução/Instagram/Al Hilal/@Neymar
Integrantes da comissão de Dorival conversaram com Neymar logo após ele retornar aos gramados. O atacante não terá muito tempo em campo pelo Al-Hilal até a Data Fifa, afinal ele não foi inscrito no Campeonato Saudita. Dessa forma, ele poderia atuar somente na Copa do Rei Saudita e na Liga dos Campeões da Ásia.
Logística das Eliminatórias também atrapalha Neymar
Até o período de treinos e jogos da Seleção em novembro, contando já com a partida em que Neymar atuou, seriam apenas três vezes que ele poderia estar em campo. Além disso, a logística não ajuda o brasileiro, que teria que se deslocar da Arábia Saudita para Belém, sem contar a longa viagem até Maturín e, em seguida, para Salvador.
A decisão pela ausência de Neymar nos jogos da Seleção será confirmada nesta sexta-feira (01/11), quando Dorival Júnior anunciará a lista de convocados. Por outro lado, é praticamente certo que o treinador chamará mais uma vez o jovem Estêvão, do Palmeiras, que não atuou nas partidas de outubro por estar retornando de lesão.
Dorival Júnior deve chamar novamente o atacante Estêvão – Foto: Rafael Ribeiro/CBF/ND
A lista deverá contar com boa parte dos jogadores que venceram Chile e Peru pelas Eliminatórias. Nomes como Igor Jesus, do Botafogo, e Abner, do Lyon, devem aparecer novamente na lista. Assim como Rodrygo, que deixou o duelo contra o Borussia Dortmund lesionado, na semana passada. Até os jogos da Seleção, ele deverá estar recuperado.
Por outro lado, o zagueiro Gabriel Magalhães, que saiu lesionado no empate do Arsenal com o Liverpool, corre o risco de ficar fora.