‘Aversão ao risco’ pode prejudicar crescimento de empresas, diz especialista em gestão

Para transformar a cultura nas empresas é necessário atualizar, primeiro, o pensamento das lideranças. É isso que o livro ‘O segredo da mudança de cultura’, que tem como um dos autores o escritor Carlos Alberto Júlio, defende. Em visita ao Grupo ND, nesta quarta-feira (30), ele explicou como aplicar os conceitos para o crescimento de empresas.

Consultor de gestão lançou obra em parceria com outros dois autores, em junho deste ano. Em entrevista ao Grupo ND, nesta quarta-feira (30), ele falou sobre a implementação de estratégias internas eficazes – Foto: Laura Machado/ND
Falta de crescimento de empresas tem relação com ‘aversão ao risco’, diz autor
A obra é assinada por Carlos Alberto Júlio, Jay B. Barney e Manoel Amorim, e trata sobre a necessidade do exemplo dos líderes para os colabores, o que Júlio pontua como um ‘alinhamento’ de estratégia.
“Primeiro você precisa entender qual é a estratégia que você quer implementar e depois fazer o casamento dela com a cultura da sua organização. Quando isso não está alinhado, é necessário mexer na cultura da organização”, explicou, em entrevista ao Grupo ND.
O consultor de gestão e liderança também visitou a redação da NDTV Record em Criciúma nesta quarta-feira e compartilhou sobre o processo de pesquisa para a construção do livro. Os autores entrevistaram 68 CEOs de negócios bem-sucedidos de diferentes países, incluindo do Brasil.
“Se a cabeça da liderança não mudar, o negócio também não vai mudar. Não se iluda nesse sentido, a mudança nas empresas vem de cima para baixo. Eu mudo a cabeça do líder e depois eu consigo mexer na organização”.
Livro ‘O segredo da mudança de cultura’ foi escrito por Jay B. Barney, Manoel Amorim e Carlos Júlio – Foto: Laura Machado/ND
“Se você tem uma cultura de aversão ao risco, como vai inovar? Muitas vezes temos que mexer um pouco na cultura da organização para que essas estratégias aconteçam”, recomenda o especialista.
Sobre o livro
‘O segredo da mudança de cultura’ foi lançado no Brasil em junho deste ano pela editora Benvirá e aborda sobre tópicos que os empreendedores precisam adotar na cultura das empresas, especialmente a renovação de pensamento.
Na obra, os autores pontuam seis eixos essenciais:
Ações Autênticas: as histórias que constroem a nova cultura são baseadas em ações genuínas, refletindo os valores e a missão da organização.
Líder como protagonista: o líder desempenha um papel central nas histórias, personificando a mudança desejada.
Ruptura com o passado: as ações sinalizam uma ruptura evidente com o passado, apontando claramente para o futuro desejado.
Apelo emocional: as histórias tocam tanto o cérebro quanto o coração dos funcionários, criando um vínculo emocional com a nova cultura.
Ações teatrais: muitas vezes, as ações que constroem as histórias são dramáticas, capturando a atenção e o imaginário da equipe.
Disseminação contínua: As histórias são contadas e recontadas por toda a organização, garantindo que a nova cultura se enraíze profundamente.

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