Dia das Bruxas: ‘Cortejo Visagento’ celebra o folclore brasileiro e promove conscientização ambiental nas ruas de Belém


A 6° edição da iniciativa promete encantar o público com histórias, fantasias e discussões sobre queimadas na Amazônia. Confira o roteiro. Cortejo Visagento em Belém
Divulgação
Nesta quinta-feira (31) Belém celebra a 6° edição do Cortejo Visagento, um evento que destaca as ricas lendas do folclore brasileiro. A data coincide com o dia das bruxas e a grande festa começa a partir das 18h, saindo do Cemitério Santa Izabel seguindo pelas ruas do bairro do Guamá, em Belém.
A temática deste ano é “O canto que ecoa nas florestas queimadas”, homenageando o Uirapuru, personagem do folclore brasileiro, e discute as mudanças climáticas na região amazônica.
Segundo a organização da programação, esse tema foi pensado para refletir e chamar atenção sobre o alto número de queimadas que a Amazônia vem enfrentando, além de seus impactos negativos.
“Essa questão está presente em nosso folclore amazônico ancestral. Nossa relação com a COP-30 é chamar a atenção para nossa existência, atentar para a falta das árvores, mas também lembrar que o bairro do Guamá é um bairro de 300 anos e nos falta diversas estruturas de acesso à cultura e mesmo estruturas básicas, evidenciar essa relação urbana com a floresta que precisa ser ressignificada.”
Roteiro
Neste ano, a expectativa é que o cortejo leve cerca de três mil pessoas para conhecer as lendas e histórias da cidade. A programação é livre para toda a família.
O cortejo se inicia em frente ao Cemitério Santa Izabel, depois segue pela Rua Paes de Souza até uma outra passagem muito folclórica do bairro, a passagem Caraparu, onde serão homenageados bois-bumbás locais.
Depois, o cortejosegue para a travessa Liberato de Castro, onde encontra uma das escolas mais antigas do bairro, a Escola Frei Daniel.
Após, irão seguir para frente do ateliê do artista Jocatos, importante figura cultural e artística do bairro. A finalização do cortejo acontece na Praça Benedito Monteiro.
Cortejo Visagento em Belém
Divulgação
Memória
O projeto foi criado pelo Nossa Biblioteca e recebe a colaboração de professores, artistas e moradores do Guamá.
A busca pela valorização local também levou voluntários da biblioteca a ministrarem aulas dentro do Cemitério Santa Izabel.
Eles perceberam que muitas das crianças que visitavam a biblioteca só se interessavam pela cultura norte-americana.
Serviço
VI Cortejo Visagento
Data: 31/10
Horário: a partir das 18h
Local: Cemitério Santa Izabel, bairro do Guamá.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará

Adicionar aos favoritos o Link permanente.