Iniciativa do Rock in Rio e do The Town visa incentivar projetos que busquem a preservação da cultura local, por meio da bioeconomia e empreendedorismo. Inscrições para o edital ‘Amazônia Para Sempre’ encerram nesta quinta (31)
As inscrições para o edital do “Amazônia para Sempre”, iniciativa do Rock in Rio e do The Town que destina R$ 2 milhões em recursos a projetos locais selecionados, terminam nesta quinta-feira (31). A proposta é voltada para iniciativas da região metropolirtaba de Belém
Segundo Roberta Medina, vice-presidente de reputação de marca da Rock World, empresa que criou e organiza o The Town e o Rock in Rio e produz o Lollapalooza, o “Amazônia Para Sempre” mostra que a jornada vai muito além da música – veja declaração completa no vídeo acima.
“O Amazônia Para Sempre é uma jornada que culmina em setembro de 2025 em um grande show internacional flutuante no Rio Guamá, mas é um caminho de conversa para mostrar a potência da região, como a floresta em pé é mais saudável e mais potente, mesmo economicamente, do que ela abaixo”, diz.
As inscrições do edital, completamente gratuitas, serão aceitas até as 23h59, seguindo o horário de Brasília desta quinta-feira, 31 de outubro de 2024 e devem ser realizadas exclusivamente no site do festival: https://rockinrio.com/pt-br/amazonia/.
De forma gratuita, os interessados deverão acessar o site do projeto, disponível aqui, preencher um formulário de inscrição e responder a todas as perguntas solicitadas a respeito da localidade e do projeto a ser submetido.
“Durante o mês de novembro, estaremos avaliando fazendo estrevistas, para dar os resultados em dezembro, para a partir de janeiro, os empreededores possam já estar emplementando seus projetos. E que a gente , nessa jornada até setembro de 2025, possa partilhar essas iniciativas e mostrar muitas possíveis diferentes do que a gente conhece”, afirmou Roberta Medina.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
Quem pode se inscrever
Podem se inscrever no edital “Amazônia Para Sempre” projetos implementados na região metropolitana de Belém que atendam os seguintes critérios:
preservação das culturas e tradições;
promoção da autonomia e autossuficiência das comunidades em seus territórios;
implementação de práticas sustentáveis de gestão florestal, agrícola e de recursos naturais;
desenvolvimento de tecnologias e práticas inovadoras que respeitem e integrem conhecimentos tradicionais;
mitigação e adaptação dos impactos das mudanças climáticas e preservação da biodiversidade na região amazônica.
‘Festiva Amazônia Para Sempre’
Reprodução / Rock In Rio
A seleção dos projetos será realizada por comissão formada por representantes da Rock World; Vale, Gerdau e do Pacto Global da ONU – Rede Brasil e acompanhará as seis etapas com cronograma previsto no edital.
A previsão é que o processo de financiamento seja efetivado – através de acordo formal – até o dia 11 de dezembro de 2024.
Dúvidas e informações sobre o edital e o projeto em si podem ser solicitados pelo e-mail [email protected].
LEIA TAMBÉM:
‘Amazônia Para Sempre’: Belém terá festival em parceria com Rock In Rio, The Town e com palco flutuante no rio Guamá
Amazônia centro do mundo durante a COP30
O edital é parte das ações do Rock in Rio e do The Town, festival que acontece em São Paulo a partir de 6 de setembro de 2025.
Esse também é o mês do espetáculo inédito “Amazônia Para Sempre” que pretende colocar a região no centro da mídia nacional e internacional, celebrando a floresta e chamando a atenção do mundo para a 30ª Conferência das Partes para o Clima (COP 30).
“Para partilhar esses ensinamentos e mostrar outras possibilidades de lidar com a floresta. E está mais que comprovado que a floresta que tem população vivendo dela são os territórios mais preservados, é isso que estamos procurando”, afirma ainda a empresária Roberta Medina sobre o edital.
Os festivais vão realizar uma mega apresentação, protagonizada por um grande artista internacional, a ser anunciado em breve, num palco flutuante, em formato de vitória-régia, no Rio Guamá, com cenografia e iluminação criadas exclusivamente para promover um encontro mágico entre a música e a natureza.
Esse momento terá transmissão nacional e cobertura internacional, com conteúdo especial que vai mostrar o espetáculo, além da cultura e da música local. Além do show que será realizado no coração da floresta, a cidade de Belém receberá no mesmo dia um espetáculo aberto, gratuito e com artistas regionais e nacionais, que serão divulgados em breve junto com o local que será realizado.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará em g1 Pará
‘O Amazônia para Sempre é uma jornada para mostrar a potência de Belém’, diz Roberta Medina; inscrições em edital de R$ 2 milhões terminam hoje
Adicionar aos favoritos o Link permanente.