Talvez o torcedor já esperasse pela saída, mesmo com alguns desejando a permanência, mas Guilherme Pato encerrou o seu ciclo com a camisa do Figueirense. Depois de 61 partidas, com oito gols marcados e cinco assistências, o jogador é um dos que não terá o contrato renovado.
Guilherme Pato comemora o gol de empate do Figueirense – Foto: Beno Küster/Divulgação
Por sinal, segundo Marco Aurélio Cunha, diretor de futebol do Figueirense, Pato tem contrato assinado com outra equipe. Nas próprias palavras do atleta, após o empate com o Marcílio Dias na Copa SC, o jogador disse que queria honrar o manto e sair pela porta da frente:
“Já faz tempo que disse que tinha propostas e que seria a hora de sair. Conversei com o empresário dele, que falou que estava recebendo propostas muito boas e que deveria sair. Depois o Pato, com quem tenho ótima relação, me comunicou que já tinha feito um pré-contrato. Tudo dentro do maior respeito”, comentou Marco Aurélio à reportagem do ND Mais.
Pato chegou ao clube em fevereiro do ano passado e assinou até o fim de 2024. Iniciou com certa desconfiança, já que era um talento na base do Internacional que ainda não tinha muita minutagem.
Com a camisa alvinegra, sempre impôs velocidade no ataque e dedicação até a última bola, gerando rápida identificação com a torcida. Ano passado ele balançou as redes cinco vezes, mas a atual temporada foi a de maior destaque.
1
8
Guilherme Pato marcou o primeiro gol da partida – Patrick Floriani/FFC/ND
2
8
Guilherme Pato comemora o gol de empate do Figueirense – Beno Küster/Divulgação
3
8
Guilherme Pato é a principal arma ofensiva do Figueirense – Patrick Floriani/FFC/ND
4
8
Guilherme Pato em lance de ataque na derrota para o Ypiranga – Patrick Floriani/FFC/ND
5
8
Guilherme Pato foi um dos destaques do Figueira no Estadual – Patrick Floriani/FFC/ND
6
8
Já Guilherme Pato faz aniversário no sábado – Ian Sell/ND
7
8
Guilherme Pato quebrou o protocolo e deu atenção para o jovens torcedores do Figueirense – NB TV/reprodução/ND
8
8
Guilherme Pato, atacante revelado no Internacional – SCI/Divulgação/ND
Na boa campanha alvinegra no início da Série C, fazendo dupla com Alisson, foi importante para o clube somar pontos. Marcou oito gols, um deles na despedida da temporada contra o Nação, e deu cinco assistências.
Essa vontade toda, no entanto, também gerou polêmica. Com temperamento forte, recebeu sete cartões amarelos nas 17 partidas que disputou na Terceirona, ficando de fora justamente em uma partida que coincidiu com a formatura da namorada, fato depois negado que teria sido advertido de propósito.
O destino de Guilherme Pato deve ser o futebol paulista, onde ele já teria um pré-acordo com o Mirassol, que está disputando o acesso à Série A, e conta com o ex-companheiro Cristian Renato.
Lista de saídas do Figueirense
Guilherme Pato
Thiago Gonçalves
Thomas Kayck
Genilson
Bruno Michel
Titto
Jefinho
Cedric
Rafael Ribeiro
Léo Baiano
Matheus Machado
Renan Bernabé
Ruan Levine
Henrique Rodrigues