Mais de 15 mil pessoas morreram no Brasil em acidentes de trabalho de 2016 a 2022, de acordo com o Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho. Em Blumenau, no Vale do Itajaí, foram 56 mortes em 2023, segundo o MPT-SC (Ministério Público do Trabalho de Santa Catarina).
Mais de 50 pessoas morreram devido a acidentes de trabalho em 2023, em Blumenau – Foto: Marcos Lewe / ND Mais
Já em 2024, Blumenau registrou apenas três mortes pelo mesmo motivo, totalizando 59 mortes em dois anos.
Nos casos sem mortes, com atendimentos de ferimentos leves ou graves, o Hospital Santo Antonio, por exemplo, registrou 1.927 no pronto socorro envolvendo acidentes de trabalho, entre 1º de setembro a 31 de outubro de 2024.
Entre os setores que mais registraram ocorrências, em 2023, aparecem na lista do MPT-SC atividades de atendimento hospitalar, confecção de peças de vestuário, transporte rodoviário de carga, comércio varejista de mercadorias e acabamentos em fios, tecidos e artefatos têxteis.
Relembre os acidentes de trabalho mais graves
O mais recente aconteceu na última sexta-feira (1º), em Gaspar, enquanto um trabalhador pintava a parede de uma residência de dois andares. Conforme o Corpo de Bombeiros Militar, ele esbarrou na fiação elétrica e, por conta da descarga, caiu de uma altura de seis metros.
Ao chegar no local, os bombeiros encontraram a vítima, de 25 anos, em parada cardíaca e com queimaduras de segundo e terceiro grau. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Ele esbarrou na fiação elétrica e caiu de uma altura de seis metros – Foto: Divulgação/Reprodução/ND
Dias antes, em 28 de outubro, Valdecir Rogério da Rocha morreu ao ser esmagado por um rolo compressor, na BR-470, em Gaspar. O Corpo de Bombeiros Militar informou que a máquina caiu sobre a cabine do caminhão e causou a morte do homem.
Funcionários contaram aos bombeiros que a vítima passou por baixo da planta de carregamento, não percebeu que estava com a caçamba levantada e atingiu a máquina, que caiu na cabine do veículo.
1
2
Homem morre esmagado por máquina de asfalto – Divulgação/Reprodução/ND
2
2
Homem que morreu esmagado é identificado – Divulgado na internet/Reprodução/ND
Outro acidente de trabalho que chocou Blumenau, foi a morte de André Luis Rodrigues, de 34 anos. Ele estava trabalhando e um forno destinado à fundição de sucatas metálicas que explodiu, na empresa Altona.
Trabalhador foi identificado como André Luis Rodrigues – Foto: Redes Sociais/Reprodução/ND
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Blumenau, por conta da explosão, o material aquecido e pedaços de aços atingiram o homem. Ainda conforme os socorristas, André foi violentamente atingido, sofrendo queimaduras generalizadas.
Acidente aconteceu na tarde de quarta-feira, 16 de outubro – Foto: Paôla Dahlke/NDTV
Em 23 de setembro, o Alvacir Pires, morador de Mafra que estava em Pomerode a trabalho, foi atropelado por um rolo compressor. Segundo o Corpo de Bombeiros Voluntários, Alvacir estava trabalhando na melhoria do asfalto quando foi atingido pelo veículo utilizado na obra.
Trabalhador morre após ser atropelado por um rolo compressor – Foto: Marta Rocha/Testo Notícias
O trabalhador também sofreu queimaduras no corpo, devido ao asfalto quente recém-colocado. A vítima chegou a ser socorrida pelos bombeiros, mas durante o trajeto até o hospital, teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.
Estatística de acidentes de trabalho cresce em SC – Foto: Arquivo pessoal/Reprodução ND