Batalhão de Polícia Ambiental foi acionado na manhã desta sexta-feira, 6, no bairro Curió-Utinga. Cobra grande é resgatada em Belém.
Reprodução / Redes sociais
Uma sucuri grande surpreendeu moradores no bairro Curió-Utinga, em Belém. O Batalhão de Polícia Ambiental foi acionado e resgatou o animal na manhã desta sexta-feira (5).
O BPA estima que a cobra tenha, ao menos, três metros de comprimento. O resgate foi feito em um canteiro na av. João Paulo II, uma das principais vias de saída e entrada da capital.
Em vídeo que mostra o resgate, um morador admirado comenta: “olha o tamanho da bichona que estava dentro da caixa”.
Cobra grande é resgatada em avenida de Belém
Segundo o biólogo Victor Hugo Costa, é comum que encontrar serpentes não peçonhentas em áreas urbanas de Belém, principalmente em períodos mais chuvosos. “Essa sucuri vive em áreas alagadas, por isso é mais comum nessa época do ano, quando temos mais chuvas”.
“Elas aparecem, principalmente, por causa do acúmulo do lixo, que atrai ratos, e é onde ela vai em busca de alimentos. Lembrando que a região onde ela foi encontrada fica próximo do Utinga, que é uma área de preservação ambiental”.
Costa explica ainda que o animal costuma passar por tubulações atrás de abrigo e alimento. “Essas serpentes não entram nas casas para se alimentar das pessoas, normalmente ela está acuada, procurando abrigo, refúgio, por isso acabam causando certo pânico. Mas a gente sempre indica que a população não tente pegar, ou matar, até porque elas têm um papel importantíssimo no equilíbrio ambiental”.
A sucuri pode chegar a até 7 metros de comprimento, segundo o biólogo. Ela não injeta veneno, matando a presa por constrição, ao enrolá-la para sufocar e conseguir engolir. “É um animal que precisa estar regulando a sua temperatura com o sol, por isso sempre procura um abrigo mais quentes onde possa ficar”.
Cobra de mais de três metros é resgatada em área urbana de Belém.
Reprodução / Redes sociais
Maior serpente do mundo
A maior cobra do mundo vive no Brasil nas florestas amazônicas e pântanos. Elas são carnívoras, sendo suas presas porcos selvagens e veados, envolvendo seus corpos ao redor delas e as estrangulando até a morte.
A anaconda da espécie Eunects Murinus cresce até um comprimento de 9 metros e pode pesar até 250 quilos, equivalente ao comprimento de um ônibus escolar. Normalmente, as anacondas verdes femininas são maiores que os machos.
Encontrou animal silvestre? Saiba o que fazer
Em casos de aparição de animais, como cobras, em áreas urbanas, a recomendação urgente é acionar o BPA pelo número 190.
Já situação de maus-tratos, caça e pesca ilegais e tráfico de animais silvestres devem ser encaminhadas à Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), da Polícia Civil.
A entrega voluntária de animais silvestres, encontrados nestas condições, deve ser feita no Semas Bosque (Travessa Lomas Valentinas, 2100, entre Rômulo Maiorana e Almirante Barroso). O atendimento é de segunda à sexta-feira, de 8h às 12h.
ASSISTA às notícias do Pará:
Leia mais notícias do estado em destaque no g1 Pará
Moradores se assustam com sucuri de mais de 3 metros em Belém: ‘olha o tamanho da bichona’
Adicionar aos favoritos o Link permanente.