Missa nesta quinta-feira, 13, marca o início da programação que vai até domingo. Cametá, cidade no nordeste paraense.
Reprodução / TV Liberal
Uma missa nesta quinta-feira (13) marca a abertura da Festividade de Nossa Senhora do Pilar, em Cametá, no nordeste do Pará. A cerimônia terá a descida do Pilar, dando início aos festejos.
Na sexta-feira (14), a cidade recebe a 14ª edição do Círio Rodoviário, saindo do trevo da PA-467 com a BR-151 percorrendo 19 quilômetros até a Igreja Matriz. A concentração está marcada para 8h.
Já às 15h, haverá a trasladação de barco até a sede de Cametá para a Igreja Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Novo.
No sábado (15), a programação segue com a 24ª edição do Círio das Águas, percorrendo o rio Tocantins, em que a padroeira recebe homenagens das comunidades e famílias ribeirinhas.
A chegada está prevista para 17h, quando a imagem recebe homenagem dos pescadores em frente à igreja. Em seguida, ela é conduzida para a Capela na Rua São Pedro.
A festividade culmina na 134ª edição do Círio Terrestre, no domingo (16). A imagem de Nossa Senhora do Pilar percorre as principais ruas da Vila de Curuçambaba, na chegada haverá missa em frente à igreja.
Origens
O culto à Nossa Senhora do Pilar como manifestação religiosa tem origens na Europa cristã, quando na Espanha do século I ano 40 da era cristã, a virgem ainda viva aparece para São Tiago em Zaragoza no Rio Ebro.
O milagre é narrado da seguinte forma: o apóstolo São Tiago estava em Zaragoza perto do Rio Ebro, na Espanha, quando a Maria mãe de Jesus aparece para ele em cima de um pilar de mármore rodeada de anjos, e diz a ele que deveria construir uma capela para sua veneração, em seguida a virgem desaparece e São Tiago começa a construção da Igreja.
Leia outras notícias do estado no g1 Pará
Festival de Nossa Senhora do Pilar percorre rios, ruas e igrejas de Cametá, no Pará
Adicionar aos favoritos o Link permanente.