Segundo a corporação, veículos transportavam madeira que pode ser de Terra Indígena. Veículos transportavam madeira ilegal, segundo a PF.
Ascom PF-PA
Veículos flagrados no transporte ilegal de madeira foram inutilizados pela Polícia Federal (PF) durante a operação “Dorothy Stang”, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). A ação ocorreu no sábado (15), em Anapu, no sudoeste do Pará.
De acordo com as corporações, foram inutilizados seis caminhões e uma carregadeira, por conta da impossibilidade de retirada dos equipamentos do local, próximo à Trincheira Bacajá.
Trator inutilizado pela PF durante a operação.
Ascom PF-PA
O objetivo da operação, segundo a PF, foi o combate à extração e o transporte irregular de madeira de origem no desmatamento ilegal na floresta amazônica e contou com 20 agentes públicos.
“A origem da madeira ainda é incerta, mas investigações indicam que podem ter sido extraídas ilegalmente da Terra Indígena Trincheira Bacajá. Isso torna o crime ainda mais o grave, em razão da decisão do Supremo Tribunal Federal que determina a expulsão e responsabilização dos invasores que praticam ilegalmente o desmatamento, a extração de madeira em terras indígenas”, pontuou a Polícia Federal.
Com a operação, dois homens foram conduzidos até a delegacia, para serem ouvidos pela policia, onde assinaram Termo Circunstanciado de Ocorrência, como informou a PF.
Sobre a madeira encontrada nos veículos, a corporação disse que ela foi apreendida e que a Justiça dará destino à carga.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.
Veículos usados em desmatamento ilegal são inutilizados pela PF no interior do Pará
Adicionar aos favoritos o Link permanente.