‘Mega Príncipe Negro’: conheça sucesso das aparelhagens de som paraenses que foi parar em festivais de música eletrônica no exterior


Vídeo do remix criado pelo DJ Necropsycho viralizou na internet depois que ele criou faixa unindo ‘technomelody’ do Pará à vertente do psy trance. Versão já tocou na Europa e na Ásia, incluindo a República Tcheca. Som technomelody viraliza no exterior após remix feito por DJ de música eletrônica que visitou o Pará
Reprodução/Redes Sociais
Um remix da música paraense “Mega Príncipe Negro”, da banda paraense Bruno e Trio, tem viralizado nas redes sociais depois de tocar em festivais de música eletrônica pelo exterior.
O tecnomelody, ritmo melódico das aparelhagens de som típicas das festas nas periferias paraenses, ganhou sonoridade psicodélica, fazendo sucesso países, como foi no caso de um vídeo gravado na República Tcheca, em uma festa com a temática do trance.
O vídeo já ultrapassa mais de 400 mil visualizações e foi gravado enquanto o DJ se apresentava no Festival Masters of Puppets. O registro mostra o público curtindo e dançando ao som das batidas da música que mistura o eletrônico ao ritmo paraense – assista:
Som technobrega viraliza no exterior após remix por DJ que visitou o Pará
Originalmente a produção faz parte do repertório da banda paraense Bruno e Trio e foi lançada em 2005. Mesmo após 18 anos, o sucesso ainda é bastante cantado pelos paraenses e um símbolo presente em festas de aparelhagens de som.
O DJ paulista Necropsycho foi quem realizou a produção, depois de conhecer o estado ao se apresentar em festival de música eletrônica. Em 2013, ele disse que se encantou pela culinária, espaços culturais e rios que banham a cidade, fazendo amigos e fortalecendo laços nas região Norte do Brasil.
Com três álbuns e com mais de 100 músicas lançadas, o DJ e produtor Necropsycho atua na cena do trance há vinte anos e vem comemorando a trajetória em 2023. O paulistano já se apresentou em mais de 40 países e dentro dos principais festivais de música eletrônica.
DJ Necropsycho
Reprodução/Redes Sociais
O remix com a música paraense surgiu há dois anos, durante apresentação em festival de música eletrônica no Pará, onde ele havia sido convidado por amigos para se apresentar. Até que depois disso ele resolveu homenagear os colegas e fãs paraenses, tocando o som que já agita as festas de aparelhagem.
“Estava pesquisando sobre o technomelody e vi a música do Bruno e Trio. O ritmo que toco tem essa pegada de misturar sons, aqui é entre o melody e o eletrônico, por isso resolvi dedicar uma parte do set a música. E foi um sucesso, a galera amou, dançou muito e foi pura diversão”, relembrou o momento.
O DJ e produtor resolveu tocar novamente a música, misturando à vertente do psy trance, voltado para o dark psy, uma sonoridade considerada mais pesada entre as batidas de música eletrônica.
A faixa ficou conhecida internacionalmente em 2022 quando o DJ a tocou em festa na região Sul da Ásia, na Índia. Ele lembra que essa foi a época que o o gravaram tocando o hit paraense, repaginado para o mundo eletrônico.
“Sempre fazia tudo ao vivo por respeito aos profissionais que tocam, o Bruno [criador da música] teve conhecimento quando bombou na Índia. Ele entrou em contato comigo, autorizou o remix e nos encontramos em São Paulo, onde mostrei o som e marcamos de lançar em Belém a música”, contou Necropsycho.
O lançamento oficial do remix foi realizado no dia 5 de março de 2022. O DJ viajou até Belém, na capital do Pará, onde encontrou o cantor Bruno e se apresentaram juntos.
Bruno e Trio e DJ Necropsycho
Acervo Pessoal
Desde então, o DJ tem levado a sonoridade paraense para todo Brasil e agora viralizou novamente, sendo conhecida pelo público na região da Europa Central. O produtor conta ainda que após o vídeo na República Tcheca se apresentou na Alemanha, onde ele diz que o hit paraense também foi um grande sucesso.
“Durante as apresentações acabo encaixando, pois tem brasileiros, a galera do Pará também. Sempre toco porque é como uma homenagem à nossa cultura brasileira”, afirmou o DJ.
Para o produtor, tudo foi de forma muito natural, desde a produção até a popularidade da música. Dentre as novas músicas que vem criando, já destacou que a música do Pará deve continuar aparecendo nos trabalhos, entre o technomelody e o carimbó – que também é marcante pelas batidas dos tambores amazônicos.
Outro ponto destacado pelo DJ é que a produção foi algo diferente do que ele costuma fazer, tornando o modo de criar música mais próximo da cultura de lugares que conhece pelo Brasil.
*sob supervisão de Taymã Carneiro
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.