Evento celebra manguezais amazônicos e populações extrativistas no ‘Solar da Beira’, em Belém


Pará possui em sua zona costeira 47 municípios, com 12 Reservas Extrativistas Marinhas (Resex) estabelecidas em 3641.42 km² de manguezais. Solar da Beira, em Belém.
Marcos Barbosa/Comus
No “Dia Mundial de Proteção aos Manguezais”, 26 de julho, o Solar da Beira, em Belém, recebe uma programação cultural e socioambiental organizada pelas 12 Associações de Usuários das Reservas Extrativistas (Resex) do Pará, com articulação da ONG Rare.
“É do mangue que a gente sobrevive, por isso precisamos cada vez mais valorizar essa floresta de manguezal que hoje reconhecemos como ‘maretório'”, afirma Sandra Gonçalves, liderança da Associação dos Usuários da Reserva Extrativista Mãe Grande de Curuçá.
As ações da campanha vêm ocorrendo desde 1º de julho no litoral paraense, região que junto com Amapá e Maranhão abriga 75% das florestas de mangue do Brasil, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
“O Julho Verde é um movimento dos extrativistas do litoral do Pará pela conservação dos manguezais amazônicos e dignidade de vida para as comunidades”, informa Bruna Martins, articuladora da campanha pela Rare Brasil.
O Pará possui em sua zona costeira 47 municípios, com 12 Reservas Extrativistas Marinhas (Resex) estabelecidas em 3641.42 km² de manguezais.
Solar da Beira recebe campanha
A campanha Julho Verde vai iniciar ao nascer do dia, às 6h, ao som do grupo de carimbó “Os Quentes da Madrugada”. Logo após, será aberta a Feira Mães do Mangue, com produtos da sociobiodiversidade dos manguezais, como artesanatos, óleos e alimentos.
A programação continua pela parte da tarde, a partir das 15h, com a apresentação da Miss Extrativista e declamação de poesias sobre os manguezais.
À noite, a partir das 19h, um videomapping vai iluminar o prédio do Solar da Beira com os símbolos do mangue para conectar Belém ao litoral, buscando sensibilizar os cidadãos sobre a necessidade de conservação do manguezal.
Programação
06h – 8h – Alvorada dos manguezais amazônicos com Carimbó Os Quentes da Madrugada, da Resex Chocoaré Mato Grosso
09h – 12h – Feira Mães do Mangue – A economia criativa das mulheres extrativistas do litoral paraense
15h – 16h Desfile Miss Extrativista e Poesia Manguezal
16h – 17h – Roda de Conversa “O valor das mulheres nos manguezais”
17h – 19h – Roda de conversa “Nosso mangue tem valor”
19h – 20h – Video Mapping com Astigma e Carimbó os Quentes da Madrugada
Serviço
Dia Mundial de Proteção aos Manguezais
Data: 26/07/2023
Hora: de 6h às 20h
Local: Solar da Beira, Feira do Ver-o-Peso – Belém (PA)
Entrada gratuita
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA

Adicionar aos favoritos o Link permanente.