Ministério Público oferece denúncia contra acusado de lançar bomba que matou torcedor do Corinthians em Belém


Crime ocorreu no dia 12 de abril deste ano. Rafael de Moura Merenciano, de 35 anos, saiu de São Paulo para Belém para acompanhar o jogo entre o time do coração contra o Remo, pela terceira fase da Copa do Brasil, e morreu ao ser atingido por um rojão. Rafael de Moura Merenciano foi atingido por rojão quando ia para jogo em Belém
Redes sociais / Reprodução
O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) ofereceu denúncia contra Patrick Luiz Dias da Costa, acusado de provocar a morte de Rafael de Moura Merenciano com uma bomba na área do estádio Mangueirão, em Belém, durante o jogo do Remo contra o Corinthians, pela terceira fase da Copa do Brasil.
O crime ocorreu no dia 12 de abril deste ano, e a denúncia foi oferecida na terça (25), por meio do 3º Promotor de Justiça do Tribunal do Júri de Belém, Edson Augusto Cardoso de Sousa.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
“Com base nos fatos, o crime ocorreu quando a vítima se dirigia ao estádio e foi violentamente surpreendida pelo rojão arremessado pelo acusado, que estava na garupa de uma motocicleta. Apesar dos esforços para socorrer a vítima, Rafael Merenciano não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no dia seguinte”, pontuou o MPPA.
Alguns dias após o crime, em 18 de abril de 2023, Patrick compareceu à Divisão de Homicídios, conforme apontou o Ministério, e confessou a autoria do crime que resultou na morte de Rafael.
Segundo o depoimento do acusado, ele mesmo preparou o rojão com fita isolante e bolas de gude.
Diante do ocorrido, o MPPA solicitou à Justiça a apuração dos fatos, requerendo o retorno do inquérito policial à origem para o cumprimento das demais diligências.
Nesse sentido, a promotoria requer a identificação das pessoas que aparecem nas gravações das câmeras de segurança que captaram o momento do crime, incluindo o mototaxista que conduzia Patrick, e sua intimação para comparecer e depor.
“Além disso, foi solicitado que o denunciado responda à acusação por escrito no prazo de 10 dias, e que o processo prossiga nas demais fases, com a designação de audiência de instrução, posterior decisão de pronúncia e final julgamento pelo tribunal do júri”, explicou o MPPA.
Relembre o caso
Rafael de Moura Merenciano, 35 anos, era torcedor do Corinthians e saiu de São Paulo para Belém para acompanhar o jogo entre o time do coração contra o Remo, pela terceira fase da Copa do Brasil.
Enquanto ele caminhava em direção ao estádio, foi atingido por um rojão. Havia muitas pessoas na rua, na Avenida Augusto Montenegro, umas das principais da capital paraense. Imagens mostram o momento em há barulho e correria de torcedores (veja o vídeo abaixo).
Torcedores são feridos com rojão antes de partida entre Remo e Corinthians, em Belém
Rafael foi atingido pelas costas. Ele chegou a ser socorrido para um hospital de Ananindeua, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
A Polícia Civil prendeu, no dia 10 de maio, Patrick Luiz em Maceió, estado de Alagoas. Patrick, de 29 anos, é paraense e, segundo a polícia, faz parte de uma torcida organizada do Paysandu — maior time rival do Remo.
A corporação identificou Patrick depois de analisar imagens de câmeras de segurança e ouvir o depoimento de torcedores.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.