Três consórcio de empresas se interessaram no valor total previsto de R$ 926.763.897,98 para manejo e gestão do lixo por 30 anos. ‘Aterro Sanitário de Marituba’, para onde lixo de Belém é levado, vai encerrar as atividades em 31 de agosto de 2023.
Adelson Albernás/TV Liberal
Três consórcios de empresas apresentaram propostas nesta segunda-feira (31) na licitação da Prefeitura de Belém para concessão dos serviços de limpeza urbana. O valor total previsto no edital de licitação é de R$ 926.763.897,98 pelo prazo de 30 anos.
O objetivo é “instalar um novo e complexo Sistema Integrado de Manejo e Gestão de Resíduos Sólidos”, segundo a prefeitura da capital. O aterro de Marituba, para onde o lixo gerado em Belém é levado, encerrará as atividades em 1 mês, em 31 de agosto.
Leia mais:
Lixo na Grande Belém: entenda história e denúncias envolvendo o aterro sanitário de Marituba
A má destinação do lixo é um problema visível pelos moradores em diferentes bairros da cidade. Há descarte irregular em ruas, terrenos, além de locais onde o lixo fica acumulado até por dias antes de ser coletado por um caminhão. Após coletado pelos caminhões, os rejeitos são levados ao aterro de Marituba, mas o local vai encerrar as atividades e não há decisão sobre o novo destino dos resíduos gerados na capital paraense.
Além disso, a separação de rejeitos ou de resíduos recicláveis não é rotina para grande parte da população, que precisa buscar cooperativas ou levar seus resíduos até um ecoponto.
A empresa vencedora será responsável pelas “atividades operacionais de coleta, transbordo, transporte, triagem para fins de reutilização ou reciclagem, tratamento, destinação final e disposição final ambientalmente adequada, dos resíduos sólidos urbanos, também de estabelecimentos comerciais, resíduos de serviço de saúde e resíduos da construção civil.
O edital foi publicado em 16 de fevereiro de 2023. Porém, em março precisou ser suspenso sob o motivo de ajustes para “atender requisitos legais”.No início de junho, a prefeitura anunciou a licitação.
A abertura de envelopes ocorreu na manhã desta segunda no auditório da Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento (Segep), com participação de representantes das empresas interessadas, Procuradoria Geral do Município (PGM) e Coordenadoria Geral de Licitação (CGL) da Prefeitura.
Três consórcios de empresas apresentaram propostas à Prefeitura de Belém para gestão do lixo na cidade
Joyce Ferreira/Prefeitura de Belém
Segundo a prefeitura de Belém, os consórcios Belém Verde, Natureza Viva e o Gestor de Resíduos de Belém entregaram propostas. “Cada consórcio é composto por um aglomerado de empresas das áreas de engenharia e administração de resíduos sólidos e participarem da concorrência pública para contratação de Parceria Público-Privada”.
As pospostas devem ser analisadas pela Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) “de acordo com as diretrizes do edital, para assim ser sinalizado a vencedora pela Prefeitura de Belém”. A data prevista para anúncio e início das atividades não foi informado.
Veja outras notícias do estado no g1 Pará
Lixo em Belém: Prefeitura recebe propostas para ‘sistema integrado de resíduos sólidos’
Adicionar aos favoritos o Link permanente.