Acordar cedo, dormir no horário e fazer o dever de casa são etapas que estão de volta à rotina. Depois de dias de lazer, pais e crianças precisam manter o foco no retorno do ano letivo. Aulas retornam nesta quarta (1º) em Belém.
Pedro Guerreiro / Ag. Pará
Os alunos da rede municipal de Belém retornam às aulas nesta quarta-feira (2), enquanto os estudantes da rede estadual do Pará vão retornar às atividades na quinta (3).
A diretora adjunta de educação da secretaria de educação, Aline Rodrigues, explicou que “como o retorno às aulas para o segundo semestre letivo coincide com o dia do jogo do Brasil na Copa do Mundo Feminina, orienta-se que cada unidade educacional se organize para seguir as normativas da Portaria, quanto ao ponto facultativo durante o período de transmissão dos jogos”.
Estudantes em escola da capital paraense.
Mácio Ferreira / Ag. Belém
Segundo a prefeitura, a maioria das escolas municipais retornará no período da tarde, às 13h30, com a acolhida das famílias e dinâmica com as crianças de forma lúdica, a exemplo da Escola Municipal Amância Pantoja, localizada no bairro de Fátima.
Durante o segundo semestre será reforçada a Campanha de Matrícula Escolar 2024, uma vez que, para o ano que vem, será obrigatória a apresentação do CPF do estudante para efetivar a matrícula, por meio do site da Receita Federal.
“Um dos principais objetivos é confirmar nos bancos de dados da Receita Federal, se de fato, o CPF é do aluno e evitar qualquer problema, uma vez que, com o CPF, o nome do aluno e responsáveis já estarão preenchidos”, explicou Aline.
Dicas para um bom retorno
No retorno às aulas, acordar cedo, dormir no horário e fazer o dever de casa são etapas que estão de volta à rotina. Depois de dias de lazer, pais e crianças precisam manter o foco no retorno do ano letivo.
A psicóloga Yolanda Lopes de Souza, explicou que, em alguns lares, a volta às aulas ocorre de forma natural, porém em outros há mais dificuldades, o que é absolutamente normal.
Alunos devem voltar a rotina com cuidado e foco, aponta especialista.
Bruno Cecim / Ag.Pará
“Quando a criança convive num bom ambiente escolar, essa volta costuma ser mais tranquila. Mas, tem cenários não tão favoráveis assim que proporcionam um pouco mais de birra. Aí, é importante que o adulto compreenda, escute e entenda os fatores por trás dessa resistência e isso significa conversar com o colégio também”, disse.
Com o fim das férias, as atividades devem voltar de forma gradativa, regrada e associada. “É sempre bom inserir, aos poucos, algo além da escola. Como, por exemplo, um esporte, arte, música. Vai ajudar tanto o lado físico quanto o psíquico da criança, reduzindo a ansiedade e até a depressão”, destacou a profissional.
O uso das telas também precisa de atenção. É fundamental saber dividir o tempo e que a criança entenda a importância dessa divisão. “Tem momento para o descanso, brincar, interagir com a família, hora para ver televisão, dormir”, diz.
Yolanda pontua ainda o cuidado com a alimentação. “Alimentos ricos em nutrientes ajudam na concentração, no bem-estar, na qualidade de vida”, ressaltou.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.
Volta às aulas: alunos da rede municipal de Belém retornam nesta quarta, 2; na rede estadual na quinta, 3; VEJA DICAS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.