Cúpula da Amazônia: órgãos de segurança suspendem férias para reforçar evento, em Belém


Locais também sofrerão varredura dos esquadrões antibomba. Segup apresenta ações integradas de segurança pública para a Cúpula da Amazônia.
Amanda Pinheiro/TV Liberal
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) informou nesta quarta-feira (2) que para reforçar as ações de segurança durante a Cúpula da Amazônia as férias dos agentes de segurança estão suspensas do período de 1 a 10 de agosto.
As equipes do Corpo de Bombeiros e da polícias Civil e Científica vão prestar apoio na fiscalização, perícia e averiguação dos espaços onde as autoridades estarão presentes. Os locais também sofrerão varredura dos esquadrões antibomba.
As escoltas dos ministros de Estado dos países e dos representantes dos Governos Estaduais do Brasil serão realizadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) com apoio da Polícia Militar. A segurança dos chefes de Estado e presidente da República será realizada pela Polícia Federal e Forças Armadas.
Também será dado suporte para guarda de aeronaves pela Força Aérea. Os rios e áreas fluviais terão o suporte e fiscalização da Marinha do Brasil com apoio do Grupamento Fluvial de Segurança (Gflu).
As ações têm como objetivo reforçar a segurança no entorno do local do evento e em Belém, a partir do monitoramento ostensivo das vias e apoio às escoltas que farão o transporte das autoridades.
Equipes do Detran e da PRF também estarão com batedores e bloqueio temporário das vias, a fim de auxiliar as escoltas das autoridades. A organização do trânsito em torno do local do evento e nas vias de acesso ao Hangar contará com o apoio da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) e da Guarda Municipal de Belém.
Participaram do anúncio feito nesta quarta-feira (2) o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Machado, a superintendente Regional da Polícia Federal em exercício, delegada Giselle Fonseca, e demais órgãos do Sistema de Segurança do Estado.
Eventos
Nos dias 4,5 e 6 de agosto o Diálogos Amazônicos, uma iniciativa do Governo Federal voltada para a sociedade civil, deve reunir 10 mil pessoas para debater soluções, proteção e o desenvolvimento sustentável da região amazônica.
A maioria dos esforços dos agentes de segurança pública serão direcionados para as autoridades civis e chefes de estado durante a realização da Cúpula da Amazônia, nos dias 8 e 9 de agosto. O evento pretende fomentar a cooperação entre países amazônicos e outros parceiros em prol do desenvolvimento sustentável e outras agendas relacionadas à região.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA

Adicionar aos favoritos o Link permanente.