O Litoral Sul de Santa Catarina foi atingido por um tsumani meteorológico na madrugada desta segunda-feira (2). O mar avançou na orla no município de Jaguaruna, principalmente na região de Esplanada. Estragos foram registrados, como a queda de muros residenciais.
Segundo o climatologista da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) de Urussanga, Márcio Sônego, os ventos mais fortes, com chuva, ocasionaram o fenômeno climático na região.
“A pressão atmosférica caiu muito. A lua nova também é forte, então, associou com essa passagem da frente fria, a maré alta ficou ainda mais alta e causou essa onda que pegou Esplanada, Campo Bom e Copa 70″, pontuou o especialista ao ND Mais.
Outros registros de tsunami meteorológico na região
O climatologista ainda relembra que, nos últimos oito anos, o Litoral Sul de Santa Catarina teve, pelo menos, outros dois registros de tsunami meterológico. O mais recente foi na Praia do Cardoso, em Laguna, há pouco mais de um ano.
Na ocasião, o mar avançou na orla e atingiu carros que estavam estacionados. Um vídeo mostra o momento em que a água invade a beira-mar e assusta os banhistas. Relembre:
Moradores registram momento em que mar ‘engole’ carros na orla da praia – Vídeo: Redes Sociais – Divulgação/ND
Sônego ainda ressalta que, em 2016, o fenômeno também atingiu as localidades de Torneiro, Barra Velha e Ilhas. Carros foram carregados pelo mar. “Também era a passagem de uma frente fria. Teve ventania e danos em toda a região”, finaliza o especialista.