Em 2009, uma propaganda da ONG “SOS Amazônia” foi exibida em TV Aberta e marcou uma geração. Narrado por crianças, o comercial dava a letra: “Se você faz xixi, está convidado. Faça xixi no banho, ajude a Mata Atlântica“.
Propaganda “Faça xixi no banho”, da SOS, Amazônia, de 2009 – Foto: Reprodução/ND
A proposta da campanha era ajudar o meio ambiente, já que uma descarga pode gastar até 12 litros, resultando em 4.380 litros em um ano. Independente das discussões sobre a prática ser higiênica ou não, em alguns grupos surgiu a dúvida se a prática poderia fazer mal para a saúde.
Fazer xixi no banho faz mal?
A resposta veio da professora de urologia Karyn Eilber, do hospital universitário Cedars-Sinai, em Los Angeles. Conforme a profissional, não existe qualquer risco a saúde fazer xixi no banho, desde que seja mantida uma higiene adequada.
Descarga pode gastar 4.380 litros em um ano – Foto: Reprodução/ND
Na verdade, a prática pode até ser benéfica para as bexigas, já que o som da água corrente pode fazer o cérebro relaxar os músculos pélvicos e liberar toda a urina “guardada”.
A única contra indicação é se você estiver com alguma ferida aberta na perna ou no pé. Nesse caso, explicou Eilber, o contato da urina com o machucado pode aumentar o risco de infecções bacterianas.
A urina, sendo um terreno fértil perfeito para bactérias, pode complicar a cicatrização de feridas. Se você urinar em água parada ou em um banho quente, a chance de exposição a infecções também aumenta.
Relembre a propaganda da SOS Amazônia