Iniciam obras para Hemosc de Itajaí após 6 anos da população reivindicando unidade

Iniciaram na manhã desta segunda-feira (02) as obras para a nova Unidade de Coleta e Distribuição de Sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) em Itajaí.

Conforme o Governo do Estado, a unidade irá funcionar no imóvel antes ocupado pela Gerência Regional de Saúde e que atualmente encontra-se desativado para a construção da nova edificação.
Iniciam obras para Hemosc de Itajaí nesta segunda-feira (02) – Foto: Arquivo ND
Nesta manhã, a repórter Maressa Machado, da NDTV Record Itajaí, esteve no local para conferir o início da demolição, que estava previsto para esta segunda-feira. Porém, ao se informar com funcionários da obra, foi apurado que primeiramente serão retirados as divisórias e o telhado.
A nova previsão para o início da demolição é esta quinta-feira (04), pois o processo de remoção dos itens é demorado, devido ao tamanho do prédio.
Prazo inicial para entrega de Hemosc era dezembro
O primeiro prazo dado pelo Governo de SC para a entrega da Hemosc de Itajaí era este mês de dezembro, mas ele não poderá ser cumprido. O processo de demolição deve durar cerca de 40 dias, enquanto os engenheiros e arquitetos concluem o projeto.
Terminando este prazo, já seria feita a construção que, segundo o governo, será rápido, já que serão utilizados pré-moldados. Entretanto, ainda não existe uma data marcada para esta entrega final.
Prazo inicial para entrega de Hemosc de Itajaí era dezembro – Foto: Arquivo ND
Por que demorou tanto?
A justificativa do Governo do Estado sobre o tempo de demora é que vários empecilhos não previstos aconteceram no meio do caminho, um deles seria que o edifício é próximo à Marinha.
“Aquele imóvel é muito antigo, fica na área nobre do Centro de Itajaí. Nós descobrimos que, além disso, é uma área de patrimônio histórico, área de Marinha, então estes setores tiveram que passar por liberações e autorizações, inclusive dentro da Prefeitura Municipal”, explica a Gerente Regional de Saúde de Itajaí, Andressa Granemann dos Santos.
Quando pronto, a previsão é que seja coletada 30 bolsas de sangue por dia no Hemosc de Itajaí para atender cerca de 20 hospitais da região.
Prédio onde será Hemosc de Itajaí fica em uma área de patrimônio histórico, próximo à Marinha – Foto: Arquivo ND
Hemosc de Itajaí é uma demanda antiga
A unidade para doação de sangue é uma demanda antiga da cidade e há cerca de seis anos iniciou um movimento popular pró-Hemosc, que reivindica o local para atender as demandas dos doadores e hospitais.
“Queremos ter aqui na nossa região um centro de boa qualidade, um centro que atenda a necessidade não só dos hospitais, mas sobretudo do nosso doador de sangue. Nós temos um cadastro já com mais de 6 mil doadores, que nos cobram e querem fazer suas doações, mas que estão ainda na dependência desta construção”, afirma Glória Maria, coordenadora do movimento popular pró-Hemosc.
Demolição em prédio de novo Hemosc de Itajaí deve durar 40 dias – Foto: Arquivo ND
Uma das doadoras de sangue da cidade, Mell Pasold, conta que o ato pode salvar vidas e é uma forma de ajudar quem precisa. A jovem faz a ação desde os 18 anos e enfrenta desafios, já que precisa ir para cidades vizinhas, como Blumenau e Joinville, para doar.
“Acredito que todas as práticas boas que a gente faz pelo próximo, elas retornam para a gente de alguma forma. Então, este é um dos motivos que me levaram a ser doadora”, compartilha Mell.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.