Lula cobra apoio de governos locais para ter desmatamento zero na Amazônia até 2030: ‘Não vamos fazer na marra’

Presidente fez transmissão ao vivo de Belém, onde participa da Cúpula da Amazônia. Evento que começa nesta terça-feira (8) reúne chefes de Estado de países que fazem parte da região amazônica. Lula durante transmissão do programa ‘Conversa com o Presidente’
Youtube/Reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cobrou nesta terça-feira (8) apoio de prefeitos e governadores para atingir a meta de desmatamento zero na Amazônia até 2030. Segundo Lula, o objetivo não será atingido “na marra”.
“Acho que minha obrigação é falar para todo mundo que o Brasil fará sua parte. Até 2030, teremos desmatamento zero nesse país. E não vamos fazer na marra. Temos que chamar todos os prefeitos e governadores e ter uma discussão, compartilhar com eles uma solução”, disse.
“Não queremos ficar xingando e multando prefeito. Quem sabe assim a gente consiga ter todos os prefeitos como aliados para evitar que bandidos façam queimadas e derrubadas que fazem todo santo ano”, continuou.
As declarações foram durante o programa “Conversa com o Presidente”, transmissão semanal feita nas redes sociais do petista. A edição desta terça ocorreu em Belém (PA), onde Lula participa da Cúpula da Amazônia (veja detalhes abaixo).
Na transmissão, o petista também cobrou a participação de líderes mundiais na COP 30, principal evento da Organização das Nações Unidas (ONU) para tratar das questões climáticas. O encontro será realizado em 2025, também em Belém.
Além disso, pediu engajamento dos países no cumprimento de uma nova política climática, e disse que vai pedir ao ministro da Educação, Camilo Santana, a inclusão do tema no currículo disciplinar das escolas.
LEIA TAMBÉM:
Cúpula da Amazônia começa sob protestos e cobrança por fim da exploração de petróleo na região
Maduro cancela participação na Cúpula da Amazônia
Cúpula da Amazônia
Cúpula da Amazônia começa nesta terça-feira (8) em Belém
A Cúpula da Amazônia começa nesta terça com uma reunião entre chefes de Estado dos países amazônicos. A iniciativa vai reunir representantes dos oito países integrantes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA):
Bolívia
Brasil
Colômbia
Equador
Guiana
Peru
Suriname
e Venezuela
O presidente Nicolás Maduro, da Venezuela, cancelou a participação no evento, citando uma infecção nos ouvidos. Para representá-lo, enviou a vice-presidente venezuelana, Delcy Rodríguez, que já está em Belém.
Além de Maduro, já haviam anunciado que não participariam da Cúpula os presidentes do Equador, Guillermo Lasso, e do Suriname, Chan Santokhi. Os dois países enviaram ministros como representantes.
O evento, tratado como uma prévia da COP 30, foi idealizado pelo governo brasileiro e tem como seu principal objetivo fortalecer a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).
Lula anunciou o encontro ainda antes de tomar posse, durante a Conferência do Clima realizada no Egito, no final de 2022.
“Quero também propor duas importantes iniciativas, a serem apresentadas formalmente pelo meu governo”, disse na ocasião. “A primeira iniciativa é a realização da Cúpula dos Países Membros do Tratado de Cooperação Amazônica.”
Já eleito, programou a Cúpula da Amazônia ainda em janeiro, no início do terceiro mandato, tratando do assunto em encontros bilaterais realizados logo após a sua posse.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.