A operação Sociedade Secreta, voltada para investigar possíveis crimes ligados ao setor de regularização fundiária de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, foi deflagrada nesta quinta-feira (5) pela Polícia Civil.
Polícia cumpre nove mandados de busca em investigação de crimes contra a administração pública. A operação é intitulada Sociedade Secreta. – Foto: Geovan Petry/NDTV
A operação foi coordenada pela 5ª Decor (Delegacia de Combate à Corrupção) e teve como objetivo coletar elementos para esclarecer crimes contra a administração pública e possíveis infrações associadas.
As investigações apontam para possíveis favorecimentos e ajustes irregulares no setor de regularização fundiária do município, que podem envolver servidores.
Nove mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo da Vara Regional da Comarca, foram cumpridos em Chapecó. – Foto: Polícia Civil/Reprodução
A Polícia Civil, no entanto, mantém os detalhes do caso em sigilo.
Entre os crimes investigados estão corrupção passiva e advocacia administrativa. Os detalhes sobre apreensões e quais seriam os alvos não foram detalhadas pela polícia.
Em nota, a Administração Municipal de Chapecó informou que será instaurada uma sindicância investigativa interna e que serão afastados das atividades os eventuais servidores envolvidos na investigação.
A operação contou com o apoio dos DICs (Departamento de Investigações Criminais) de São Lourenço do Oeste, Concórdia, São Miguel do Oeste e Maravilha, além de delegacias de Mondaí, Paial e Planalto Alegre.
A Secretária de Regularização Fundiária e Habitação foi alvo da operação. – Foto: Geovan Petry/NDTV
Operação Sociedade Secreta
A operação Sociedade Secreta foi deflagrada nesta quinta-feira (5). – Vídeo: Polícia Civil/Reprodução