Órgãos municipais e estaduais terão serviços facultados, exceto os essenciais. Lojas e espaços públicos terão horários diferenciados. Mangal das Garças, em Belém
Bruno Cecim / Agência Pará
Nesta terça-feira (15) as cidades paraenses celebram o feriado de Adesão do Pará, data que marcou a independência do estado que, até 1823, ainda era considerado uma província. Alguns serviços e espaços têm horários de funcionamento alterados nesta data.
Órgãos municipais e estaduais terão os serviços facultados, funcionando apenas os essenciais. Também haverá mudança nos horários de espaços culturais e lojas do centro de Belém e região metropolitana.
Veja abaixo todos os serviços:
Comércio
O Sindicato do Comércio Varejista e dos Lojistas de Belém autorizou o funcionamento de lojas em vias públicas entre 8h às 18h.
Supermercados
O funcionamento dos supermercados seguirá normalmente, de acordo com a Associação Paraense de Supermercados (Aspas). O expediente será de acordo com o horário estabelecido por cada estabelecimento, tanto para abertura quanto para fechamento.
Bancos
Não haverá atendimento nas agências bancárias no feriado.
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, assim como os canais digitais e remotos de atendimento (internet e mobile banking), tanto nos feriados quanto nos fins de semana.
Pontos turísticos
Abaixo veja os horários e seguintes espaços que estarão abertos para visitação.
Estação das Docas – aberta excepcionalmente, de 10h às 23h.
Mangal das Garças – aberto de 08h às 18h.
Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna” – aberto excepcionalmente, de 6h às 17h.
Ceasa
As Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa) funcionarão normalmente, nos horários de 20h às 8h, com atividades de comercialização e atendimento aos clientes.
Estação Cidadania
Os atendimentos serão suspensos em todas as unidades das Estações Cidadania. Os serviços serão retomados na próxima quarta-feira (16), conforme agendamento prévio, e de acordo com as demandas.
Hemopa
A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará irá funcionar nos seguintes horários:
Sede em Belém – 7h30 às 17h
Castanheira – 7h30 às 17h
Marabá – 7h às 13h
Abaetetuba – 7h às 12h30
Shopping centers
Boulevard Shopping Belém
Lojas: 11h às 21h
Praça de Alimentação e Lazer: 11h às 22h
Restaurantes: 11h às 00h
Cinema – Conforme a programação.
Parque Shopping Belém
Lojas: 11h às 21h.
Praça de alimentação e lazer: 11h às 22h.
Outback: 11h30 às 23h.
Coffee lovers: 07h às 00h.
Cinema: De acordo com a programação.
Shopping Bosque Grão-Pará
Lojas e Quiosques: 11h às 21h
Praça de Alimentação: 11h às 22h
Restaurantes: conforme sua programação
Entretenimento e Lazer: 12h às 22h
Cinema, teatro, crossfit e academia: De acordo com a programação.
Shopping Castanheira
Lojas: das 11h às 21h
Praça de Alimentação de Parque: das 11h às 22h
Supermercado Líder: das 07h às 22h
Academia e Cinema: conforme programação
Shopping Metrópole
15/08 – Lojas e Quisques: 12h às 22h
Praça de Alimentação/ Lazer: 12h às 22h
Cinema: conforme programação
Órgãos Estaduais
Conforme publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), os expedientes nos órgãos e entidades da administração pública, direta e indireta serão facultados no dia 14 de junho, em razão do feriado de Adesão do Grão Pará à Independência do Brasil, comemorado no dia 15 de agosto.
Apenas os órgãos e entidades de serviços essenciais que atuam nas áreas de arrecadação, saúde pública, defesa social, parques, museus, teatros e espaços de visitação turística, incluindo os equipamentos públicos administrados por organizações sociais, estabelecerão escalas de serviço a fim.
Prefeitura de Belém
Apenas os serviços essenciais serão mantidos conforme publicado no Diário Oficial do Município.
Unidades de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma); Central de Leitos; Unidade de Pronto Atendimento (UPA); Departamento de Vigilância em Saúde (Devs); Hospital Geral de Mosqueiro; Central de Ambulância 192 (Samu); PSMs Mário Pinotti e Humberto Maradei Pereira; unidades de Urgência e Emergência do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos de Belém (Iasb).
Fiscalização e o Departamento de Feiras, Mercados e Portos, da Secretaria Municipal de Economia (Secon); cemitérios; Departamento de Resíduos Sólidos (Dres), da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan); e setores operacionais da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).
Os serviços de Proteção Social de Média e Alta Complexidade; de acolhida em abrigo para crianças e adolescentes; acolhida em abrigo para mulheres vítimas e violência; acolhida em abrigo para adultos e famílias em situação de rua; setor de calamidade e emergência (Sicape); do centro especializado para pessoas em situação de rua e das unidades de plantão da Funpapa e conselhos tutelares são considerados também essenciais.
Além da Guarda Municipal de Belém, da área de arrecadação; e todo o pessoal sob regime de escala de serviços ou regime de plantão.
VÍDEOS com mais notícias do Pará: