
Com isso, os mais de 125 mil votos conquistados por ele em 27 de outubro estão válidos. Decisão é desta sexta-feira (6). Gustavo Martinelli (UNIÃO BRASIL) foi eleito neste domingo (27), em 2º turno, o prefeito de Jundiaí
Marcel Scinocca/g1
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiu, nesta sexta-feira (6), o registro de candidatura de Gustavo Martinelli (União Brasil). Com isso, os mais de 125 mil votos conquistados por ele em 27 de outubro estão válidos e ele assume Prefeitura de Jundiaí em 1º de janeiro.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Na decisão, o ministro Antonio Carlos Ferreira destacou que não cabe à “Justiça Eleitoral decidir sobre o acerto ou desacerto das decisões proferidas por outros órgãos do Judiciário ou dos tribunais de contas que configurem causa de inelegibilidade”.
Ao julgar o recurso especial, o ministro afirmou ainda que a decisão do TRE destoa de decisão do TSE. “Essa é uma vitória do povo de Jundiaí! Tentaram nos tirar das urnas, nos perseguiram, mas a verdade venceu. Mais de 125 mil pessoas confiaram no nosso projeto, e essa decisão é uma prova de que estávamos no caminho certo. Agora, mais do que nunca, estou pronto para trabalhar com toda a minha força por uma Jundiaí mais justa e melhor para todos. Agradeço do fundo do coração a cada um que acreditou em mim. Essa vitória é nossa”, afirmou Martinelli após a decisão.
Em 14 de novembro, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) manteve o indeferimento do registro de candidatura de Gustavo Martinelli, do agora prefeito eleito.
Martinelli recorria de decisão da Justiça Eleitoral que indeferiu seu registro de candidatura, impugnada a pedido do Ministério Público Eleitoral. O pedido de impugnação é relacionado ao julgamento irregular de sua contas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), quando ele foi presidente da Câmara de Jundiaí.
Essa foi a quarta sessão sobre o caso. Até 8 de novembro, três juízes votaram contra o recurso de Martinelli, que teve o registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral. Três votaram pelo acolhimento do recurso.
O “voto de minerva” foi do presidente do TRE, Silmar Fernandes. Ele alegou que não estava acompanhando o caso desde o começo e, por isso, pediu para analisar a situação.
Site do TRE mostra que não há prefeito eleito em Jundiaí (SP)
Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM