Benevides, no Pará, vence prêmio nacional por melhorar as condições do caminhar dos moradores

Prêmio Cidade Caminhável valoriza ações por cidades caminháveis no Brasil. Projeto “Rua da Gente” foi o escolhido na categoria “Cidades Pequenas”. Projeto “Rua da Gente”,, de Benevides, foi premiado nacionalmente pela iniciativa de restadar as ruas para a população
Prefeitura de Benevides
Benevides, cidade da região metropolitana de Belém, com 63.567 habitantes, ganhou o prêmio “Cidade Caminhável” na categoria de “cidades pequenas” (de até 100 mil habitantes), promovido pelo Instituto Caminhabilidade. A cidade promove o projeto “Rua da Gente”, que destina ruas do centro da cidade para brincar todos os finais de semana, das 18h às 22h.
Apesar do período curto do fechamento da via, que inclui trecho de uma rodovia estadual, o projeto permite que as pessoas caminhem ao ar livre, com segurança, e com uma temperatura mais amena.
A iniciativa começou em 2021 e integra as políticas de primeira infância na cidade.
Projeto “Rua da Gente” integra políticas da primeira infância em Benevides
Prefeitura de Benevides
A ideia é “devolver” as ruas para as pessoas, estimulando o livre brincar e o resgate de brincadeiras de rua.
O projeto teve como parceiras a iniciativa Urban95, o CECIP (Centro de Criação de Imagem Popular) e a organização paraense de urbanistas Laboratório da Cidade.
Cidade Caminhável
O Prêmio Cidade Caminhável surgiu para valorizar e inspirar ações que promovam o deslocamento de forma ativa (a pé ou de bicicleta) por cidades no Brasil, como uma forma de enfrentar a crise climática a partir da transformação do modo de vida das pessoas nos centros urbanos, que são os maiores poluentes e consumidores de energia.
Nesta segunda edição, o prêmio mapeou e reconheceu projetos e iniciativas realizados em 2021 e 2022 pelo poder público nas cidades brasileiras para melhorar os deslocamentos.
Nesta edição, foram 32 inscrições válidas, de 17 cidades de sete estados, compreendendo todas as regiões do país.
Além de Benevides, na categoria Cidades Pequenas, o Projeto Plano de Bairro Novo Horizonte e Região, do município de Jundiaí, São Paulo (Cidades Médias); e Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento (Proinfra) de Fortaleza, capital do Ceará (Cidades Grandes), também ganharam o prêmio.
As iniciativas, que podem ser vistas no Mapa Cidade Caminhável, foram analisadas por quatro mulheres especialistas em mobilidade e cidades que avaliaram os projetos por meio de seis critérios de análise: caminhabilidade, impacto, participação social, colaboração e inovação.
A premiação será o registro e valorização das cidades por meio da realização de um mini webdocumentário, a gravação de um episódio de podcast no Cidades Caminháveis, do Instituto caminhabilidade, e um espaço de participação no evento internacional de caminhabilidade Walk 21, que acontecerá em 2023 em Kigali, Ruanda.
Assista a outras notícias do Pará:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.