A inclusão de sementes na alimentação contribui para melhorar a saúde geral, pois elas são ricas em proteínas, gorduras saudáveis, fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes. Entre elas, uma semente se destaca por ser pouco conhecida, mas ter um poder benéfico incrível, ajudando, inclusive, no combate da acne.
Semente possui muitos benefícios para saúde no geral – Foto: Reprodução/ND
Aumenta a massa muscular e melhora a saúde
As sementes de cânhamo pertencem à espécie Cannabis Sativa, mas contêm quantidades mínimas de compostos associados à maconha. Por isso, elas não possuem efeitos psicoativos, e sua concentração é regulada nos produtos de consumo legal.
Como mencionado, essas sementes oferecem inúmeros benefícios para a saúde devido às suas elevadas quantidades de ferro e proteínas de alto valor biológico. Entre os principais benefícios, estão:
Melhora da saúde cognitiva: auxilia na boa memória e no aprendizado;
Prevenção de doenças cardiovasculares: reduz o risco de infarto do miocárdio, aterosclerose e acidente vascular cerebral (AVC). Além disso, melhora a coagulação sanguínea;
Redução da pressão arterial: promove a excreção renal de sódio pela urina, ajudando a diminuir a pressão arterial;
Auxílio no controle de peso: rica em fibras e proteínas, contribui para a sensação de saciedade, evitando o consumo excessivo de alimentos;
Alívio do intestino preso: contém grande quantidade de fibras insolúveis, especialmente na casca, melhorando o funcionamento intestinal;
Redução do colesterol: contribui para a manutenção da saúde geral e protege contra doenças cardiovasculares;
Aumento da massa muscular: excelente para pessoas que praticam atividades físicas e desejam ganhar massa muscular, podendo ser consumida antes ou depois dos exercícios;
Tratamento de doenças inflamatórias: suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a inibir citocinas que provocam inflamações no organismo.
Cânhamo pode aumentar massa muscular – Foto: Reprodução/ND
Ajuda no tratamento da acne
As sementes de cânhamo podem ser uma aliada eficaz no tratamento da acne devido às suas propriedades naturais e composição rica em nutrientes.
Elas possuem ação anti-inflamatória graças aos ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, que ajudam a reduzir a inflamação na pele, um dos principais fatores associados ao desenvolvimento da acne. Essa propriedade é essencial para minimizar o inchaço e a vermelhidão das lesões.
Além disso, as sementes de cânhamo ajudam a regular a produção de sebo, o óleo natural da pele. O excesso de sebo é uma das causas mais comuns da obstrução dos poros, o que pode agravar a formação de espinhas.
Rica em antioxidantes, auxilia no combate das acnes – Foto: Reprodução/ND
Outro benefício importante é a ação antimicrobiana das sementes. Essa propriedade reduz o risco de infecções nos poros e previne o agravamento das lesões.
As sementes também possuem um efeito imunomodulador, ajudando a regular a resposta imunológica do corpo. Além de serem ricas em antioxidantes e vitaminas.