Verão no Oeste de SC: onde curtir as férias de verão na região

São cerca de 600 km que distanciam o litoral de Santa Catarina do Oeste, no enteando, é possível encontrar lugares surpreendentes para passar as férias de verão nos recantos do estado. Os pontos turísticos no Oeste podem ser tranquilos ou aventuras em meio à natureza.

Mesmo longe do litoral, você pode encontrar incríveis pontos turísticos no Oeste de Santa Catarina, destinos tranquilos em meio à natureza. – Foto: Ar Livre Ecoturismo/ND
Para quem gosta de contato direto com a natureza, as cachoeiras são a principal atração. Seja em Chapecó ou Abelardo Luz, você encontra trilhas, áreas para piqueniques e águas cristalinas para os dias mais quentes.
Os parques aquáticos são outra opção popular na região. Seja em São Carlos, São João do Oeste ou Piratuba, os espaços contam com piscinas aquecidas, toboáguas e áreas de lazer para crianças.
Já o Eco Thermas Itá combina piscinas naturais com uma vista incrível para o lago da Usina de Itá, proporcionando momentos únicos de diversão e descanso.
Para quem prefere um ambiente mais tranquilo, o turismo rural oferece pousadas e sítios com trilhas e comidas típicas com produtos locais. É uma ótima escolha para quem quer fugir do agito e aproveitar o sossego do interior.
Pontos turísticos no Oeste de SC
Parque Termas – São João do Oeste
Para quem estiver na direção do Extremo-Oeste de Santa Catarina, no interior do município de São João do Oeste, o Parque de Águas Termas São João é um complexo de entretenimento em meio à natureza.
O parque oferece piscinas internas e externas, toboágua, escorregadores, passeios de pedalinho, de cavalo e charrete. Um lugar ideal para aproveitar com a família e amigos.
Também há quadra de tênis, boliche, sinuca, arvorismo, escalada, pêndulo, tirolesa, trilhas, cachoeiras, lagos para pesca, bosques e locais para camping.
O local contempla também espaço para alimentação, lojas e auditório para eventos. Além disso, também há roteiros de visitação dos pontos turísticos da região. – Foto: Termas São João/ND
O Parque de Águas Termas São João fica localizado na Estrada Geral, na Linha Jaboticaba, no interior do município. Contato: (49) 3636-1034 | (49) 9 9952-5156
Parque das Quedas – Abelardo Luz
O Complexo de Quedas, em Abelardo Luz, é um espetáculo da natureza. O local é formado por um conjunto de 10 quedas d’água, sendo sete no Rio Chapecó e outras três do Rio das Éguas.
Localizado a cerca de 85 km de Chapecó, o local oferece trilhas ecológicas e piscinas naturais formadas por cachoeiras. A opção é uma alternativa para os dias quentes e renovar as energias em meio a natureza.
Ainda no Parque, atrás do véu branco das águas, fica a Gruta Caracol, conhecida por abrigar mais de 100 homens durante a Revolução Federalista (1893-95). O local também conta com hotel.

1
2

A opção é uma alternativa para os dias quentes e renovar as energias em meio a natureza.  – Parque das Quedas/ND

2
2

O local é formado por um conjunto de 10 quedas d’água, sendo sete no Rio Chapecó e outras três do Rio das Éguas. – Parque das Quedas/ND

O Parque das Quedas de Abelardo Luz fica localizado na avenida Fermino Martins Neto. Mais informações sobre o local podem ser acessadas pelo contato: (49) 98437-7710
Trilha do Pitoco – Chapecó
Em Chapecó, uma das opções de turismo é a Trilha do Pitoco. Até a trilha, são cerca de 3 km de estrada às margens do Rio Uruguai, com paisagens encantadoras. Já no acampamento, são cinco cachoeiras em uma extensão de 2 km.


Em Chapecó, uma das opções de turismo é a Trilha do Pitoco. – Vídeo: Trilha do Pitoco/ND
A Trilha do Pitoco fica localizada na linha Alto Capinzal, 28 km distante do Centro do município de Chapecó. Contato: (49) 3319-9205
Tirolesa Interestadual – Chapecó
Outra opção em Chapecó é um prato cheio para os amantes de adrenalina. A Tirolesa Interestadual, no Porto Goio-Ên, em Chapecó conta com 1.300 metros de pura emoção.
A Tirolesa Interestadual começa no Rio Grande do Sul, passa sobre o Rio Uruguai e termina em Santa Catarina. No local também há o Porto Goio-Ên que consta com espaço para navegação e banho no Rio Uruguai.
A Tirolesa Interestadual, no Porto Goio-Ên, em Chapecó conta com 1.300 metros de pura emoção. – Foto: Tirolesa Interestadual/ND
A Tirolesa Interestadual funciona de quarta a sexta-feira com agendamento, já nos fins de semana e feriados, não há necessidade de agendar. Contato: (49) 99815-7500
Estância das Águas – Chapecó
A Estância das Águas oferece diversas opções de lazer.
O espaço conta com ampla estrutura de seis piscinas abertas e uma fechada, playground aquático Infantil, diversas pistas de tobogã/toboágua, sala de jogos, área de Camping, hotel e chalé.
A Estância das Águas fica localizada no Distrito de Marechal Bormann Outras informações podem ser obtidas no site.
Torres da Igreja – Itá
Em Itá, a antiga cidade foi totalmente submersa pelo lago da hidrelétrica no Rio Uruguai. Restaram apenas as torres da igreja, consideradas um dos pontos turísticos da região desde 2000.
As torres da antiga Igreja Matriz são as únicas estruturas que ainda restam da antiga Itá, prova de que ali existia uma cidade, que hoje descança no fundo do Rio Uruguai. – Foto: Turismo de Itá/ND
A noite, as torres da antiga igreja recebem iluminação especial e tudo fica ainda mais bonito. A mudança de paisagem transformou as opções de turismo no município.
O município ainda conta com a Prainha, com certificado de Bandeira Azul. – Foto: Turismo de Itá/ND
O Complexo das Termas de Itá é uma das opções às margens do lago. O Parque possui uma área de 95.000 m², com vista para o lago do Rio Uruguai.
São cinco piscinas cobertas, divididas em três níveis, com a temperatura da água de 35 °C. No lado de fora, são 11 piscinas em formatos e profundidades diversas.
O município ainda conta com a Prainha, com certificado de Bandeira Azul. O local é a primeira praia fluvial das Américas a receber a certificação internacional.
Águas Termais – Piratuba
A cidade de Piratuba, no Meio-Oeste do Estado, também é reconhecida como polo turístico pelo seu amplo e moderno parque termal, que oferece lazer e descanso em qualquer época do ano.
O Termas de Piratuba é um dos principais destinos nesta época do ano. Com piscinas abertas, cobertas e banheiras de hidromassagem, o parque recebe turistas de todas as idades.
A água utilizada jorra de um poço, que tem 674 metros de profundidade, considerada sulfurosa com propriedades terapêuticas. A temperatura, também natural, atinge cerca de 38 °C em qualquer estação do ano.
O Termas de Piratuba é um dos principais destinos nesta época do ano. – Foto: Termas de Piratuba/ND
As Águas Termais de Piratuba ficam na avenida Dezoito de Fevereiro. Contato: (49) 3553-0132
Rota dos Cânions – Anchieta
Em Anchieta, no Meio-Oeste, a Rota dos Cânions é uma alternativa para quem gosta do ecoturismo. A empresa Ar Livre Ecoturismo leva os turistas para uma aventura, que dura cerca de cinco horas, percorridas em 40 km.
Para realizar a rota, o turista pode escolher ir com o veículo próprio ou se aventurar em uma Kombi conversível preparada pela empresa. No caminho são encontradas paisagens deslumbrantes.
O passeio encerra com um delicioso almoço com comidas típicas da região em uma paisagem inesquecível. Além disso, há opção de chalé para quem quer relaxar e aproveitar as belezas naturais no local.

1
3

Para realizar a rota, o turista pode escolher ir com o veículo próprio ou se aventurar em uma Kombi conversível preparada pela empresa. – Ar Livre Ecoturismo/ND

2
3

No caminho são encontradas paisagens deslumbrantes. – Ar Livre Ecoturismo/ND

3
3

Há opção de chalé para quem quer relaxar e aproveitar as belezas naturais no local.  – Ar Livre Ecoturismo/ND

A Ar Livre Ecoturismo, que leva para a Rota dos Cânions, fica na rodovia Catarina Seger SC-161, km 43, na linha São José. Contato: (49) 99949-2953
Pratas Thermas – São Carlos
Outra opção é o Pratas Thermas Resort, localizado às margens do Rio Uruguai, em São Carlos. O espaço é envolto por uma ampla área verde, que proporciona tranquilidade e beleza aos hóspedes.
Com estrutura termomineral, o Resort oferece opções de lazer e conforto para descanso, repouso familiar, grupos de turismo, eventos sociais ou empresariais nos 45.000 m² distribuídos de estrutura.

1
2

Resort oferece opções de lazer e conforto para descanso. – Pratas Thermas/ND

2
2

O Pratas Thermas Resort é um espaço envolto por uma ampla área verde, que proporciona tranquilidade e beleza aos hóspedes. – Pratas Thermas/ND

O Thermas dica localizado nas margens da SC-283, no Balneário Pratas. Outras informações podem ser obtidas no site. Contato: (49) 3512-0310
Mirante Volta do Dedo – Coronel Freitas
O mirante Volta do Dedo em Coronel Freitas é um espaço cheio de paisagens deslumbrantes. No local é possível encontrar chalés para quem busca privacidade e conforto.
É possível aproveitar a culinária em um restaurante com pratos deliciosos da culinária típica da região, com sabores únicos. Além é, claro, da vista com o rio Uruguai que passa bem em frente, complementando o cenário.


O mirante Volta do Dedo em Coronel Freitas é um espaço cheio de paisagens deslumbrantes. – Vídeo: Mirante Volta do Dedo/ND
O mirante da Volta do Dedo fica na linha Palmira Maia, no interior de Coronel Freitas. Contato: (49) 99142-2622
Rota da ovelha – Lajeado Grande
Uma proposta de turismo rural na região Oeste de Santa Catarina une a ovinocultura com as belezas naturais, a vida no campo, a culinária local e a hospitalidade dos agricultores do município de Lajeado Grande.
A rota da ovelha e sabores de Lajeado Grande, é um circuito que conta com cinco propriedades rurais, organizadas com o apoio da Epagri e de outras instituições.
Confira a lista da rota, produtos e serviços em um dos pontos turísticos no Oeste:

Casa Bianchi produz leite de ovelha e derivados, como queijos, doce de leite e iogurte. O visitante acompanha o processo produtivo, alimenta os animais, faz fotos com os cordeirinhos;
Cantinha Hammerich produz cachaças, licores, vinhos, açúcar mascavo, melado e doces. Os visitantes visitam o canavial e os vinhedos e acompanham os processos produtivos;
Queijaria Lazaretti oferece queijos coloniais e embutidos;
Regalos do Interior serve café colonial, almoço na rota e organizam eventos na propriedade, além de produzir doces, geleias e pães na unidade. Os visitantes podem colher pêssegos, morangos, uvas e amoras com certificação orgânica produzidos na propriedade;
Destilaria Kufner produz bebidas destiladas como cachaças, rum e gim.

1
7

Casa Bianchi produz leite de ovelha e derivado. – Rota da Ovelha e Sabores de Lajeado Grande/ND

2
7

Queijaria Lazaretti oferece queijos coloniais e embutidos – Rota da Ovelha e Sabores de Lajeado Grande/ND

3
7

Os visitantes visitam o canavial e os vinhedos e acompanham os processos produtivos. – Rota da Ovelha e Sabores de Lajeado Grande/ND

4
7

Os visitantes podem colher pêssegos, morangos, uvas e amoras com certificação orgânica produzidos na propriedade. – Rota da Ovelha e Sabores de Lajeado Grande/ND

5
7

Regalos do Interior serve café colonial, almoço na rota e organizam eventos na propriedade, além de produzir doces, geleias e pães na unidade. – Rota da Ovelha e Sabores de Lajeado Grande/ND

6
7

Destilaria Kufner produz bebidas destiladas como cachaças, rum e gim. – Rota da Ovelha e Sabores de Lajeado Grande/ND

7
7

Cantinha Hammerich produz cachaças, licores, vinhos, açúcar mascavo, melado e doces. – Rota da Ovelha e Sabores de Lajeado Grande/ND

Interessados podem agendar as visitas por meio do telefone (49) 99191-4897, do e-mail [email protected] ou do instagram @turismo_lajeadogrande.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.