Servidores da Funpapa entram em greve em Belém

Fundação Papa João XXIII é responsável pela gestão da Política de Assistência Social na capital. Servidores da Funpapa, em Belém, fazem greve e pedem cumprimento de promessas
Divulgação/ Sintsuas
Servidores da Fundação Papa João XXIII entraram em greve nesta segunda-feira (28). Eles reivindicam o cumprimento do plano de cargos de salários e do acordo feito em janeiro que chegou a conferir 5% de reajuste salarial e não foi cumprido, de acordo com o Sindicato da categoria.
No primeiro dia de greve, foram paralisadas as atividades na Central do Cadastro Único e os servidores se concentram em frente à Secretaria Municipal de Controle, Integridade e Transparência (Secont).
Servidores da Funpapa paralisaram atividades nesta segunda-feira
Divulgação/Sintsuas
A presidente do Sindicado dos Trabalhados do Sistema Único de Assistência Social (Sintsuas Funpapa), Cecíclia Moraes, o realinhamento da tabela salarial também foi prometido em acordo e não cumprido pela Secretaria Municipal de Administração (Semad) e pela gestão da Funpapa.
De acordo com a representante dos servidores, o acordo foi publicado no site da Prefeitura, mas não foi cumprido.
“Nossas reivindicações são o cumprimento do plano de cargos de salários, que está desatualizado e não é corrigido há anos, por concurso público, já que o último foi em 2018, por qualidade no atendimento com fornecimento de gás, águas, papel A4, entre outros, que não suprem a demanda atual”, diz a presidente do Sintsuas.
A Prefeitura de Belém informou por meio de nota que “há uma mesa de negociação coordenada pela Secretaria Municipal de Administração (Semad) e Secretaria Municipal de Controle, Integridade e Transparência (Secont) onde é deliberada todas as pautas de reivindicações. E que uma comissão do Sindicato está sendo recebida pelo secretário de Controle, Integridade e Transparência, Luís Araújo” e que após esta reunião a Prefeitura se manifestará sobre o caso.
“No entanto, a Prefeitura de Belém adianta que garante o cumprimento do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) de servidores da Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e segue negociando com as entidades representativas da categoria, levando em conta, inclusive, a queda de arrecadação nas receitas municipais”.
A gestão municipal informou ainda que “a Semad repassou aos servidores da Funpapa 5% de reajuste, além do que havia sido garantido a servidores do município com remuneração abaixo do salário mínimo. Em 2023, foi repassado o correspondente à inflação de 2022 aos trabalhadores de nível superior”.
A Fundação possui atualmente 631 servidores efetivos e ao todo 891, contando assessores e temporários, e desenvolve ações para dar acesso a serviços, benefícios e programas socioassistenciais à população belenense.
Assista a outras notícias do Pará:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.