Decisão mantém encerramento das atividades do aterro no município na próxima quinta-feira (31). ‘Aterro Sanitário de Marituba’: estações de tratamento de chorume.
Adelson Albernás / TV Liberal
A Justiça negou o pedido feito pela prefeitura de Belém para que a empresa já atuante continuasse com os serviços no aterro sanitário de Marituba, na Região Metropolitana. A decisão foi publicada na segunda-feira (28).
Na próxima quinta-feira (31)está previsto o encerramento das atividades na Central de Tratamento de Resíduos Sólidos (CTR) de Marituba, que deixará de receber os resíduos sólidos do próprio município, de Ananindeua e de Belém.
No pedido, a gestão de Belém alegou, entre outros argumentos, que diante da possível instalação de uma nova CTR, a solução ambiental mais adequada é a prorrogação do aterro de Marituba sob a responsabilidade da empresa Guamá Tratamento de Resíduos.
O intuito, segundo a prefeitura pontuou à Justiça, seria ganhar tempo para que uma nova CTR possa ser iniciada logo após a conclusão da licitação para que uma nova empresa assuma.
Mas, na decisão desta segunda (28), o desembargador Luiz Gonzaga Neto, da 2ª Turma de Direito Público, ressaltou que as tratativas acerca da solução para o problema da deposição de resíduos sólidos da Região Metropolitana de Belém vêm desde 2019, com a elaboração de dois grandes acordos envolvendo todas as partes litigantes, o que impossibilitaria analisar um pedido feito apenas pelo município de Belém, sem a comprovação de que há capacidade técnica de prorrogação das atividades no CRT Marituba.
Ainda de acordo com o documento, o pedido apresentado deveria ser feito conjuntamente pelos entes federativos que integram toda a situação e a solução do problema buscado — é necessário, conforme o desembargador, uma participação conjunta de cada ente federativo (Estado do Pará e municípios de Ananindeua, Belém e Marituba).
O g1 solicitou posicionamento sobre a decisão para a prefeitura de Belém e à empresa Guamá Tratamento de Resíduos e aguarda retorno.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.
Justiça nega pedido da prefeitura de Belém sobre continuidade do aterro de Marituba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.