Exposição promove debate ambiental com entrada gratuita em Belém


Experiência será envolvente por meio de fotografias, vídeos, artes gráficas, realidade virtual, mapas e interações com a maquete do centro histórico de Belém Exposição promove debate ambiental com entrada gratuita em Belém
César Oliveira
Nesta terça-feira (5), Belém recebe a segunda edição do Museu Itinerante da Amazônia (MIA), uma exposição que coloca em foco as mudanças climáticas na região. Evento será realizado no Fórum Landi com inicio a partir das 17h.
A exposição oferece uma experiência envolvente por meio de fotografias, vídeos, artes gráficas, realidade virtual, mapas e interações com a maquete do centro histórico de Belém, que está em exposição no prédio.
A programação tem o apoio do Laboratório da Cidade (LdC) e pretende envolver a comunidade local sobre discussões cruciais acerca do meio ambiente, especialmente às vésperas da Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) que ocorrerá em Belém.
A exposição vai apresenta um olhar abrangente sobre o passado, presente e as projeções de futuro para a Amazônia, que enfrenta ameaças crescentes devido à crise climática global.
O conjunto todo faz parte de uma colaboração entre artistas independentes e pesquisadores do Laboratório da Cidade e estará aberta para visitação até o dia 1° de outubro com entrada gratuita.
Jade Jares, curadora da exposição, enfatiza a importância de provocar as pessoas a refletirem sobre como a ocupação histórica da cidade se relaciona com os desafios climáticos atuais.
“A exposição busca instalar-se em nosso patrimônio histórico, na parte colonizada da cidade, para estimular as pessoas a pensarem sobre como essa ocupação afeta o presente. Como era a arquitetura urbana antes e como ela se transformou com a expansão da cidade, que curiosamente cresceu de costas para o rio”, explicou.
O evento assume um papel fundamental na preparação de Belém para receber a COP 30 em 2025. A diretora de sustentabilidade do Laboratório da Cidade, Lygia Nassar, destaca que a segunda edição do MIA abordará de forma mais profunda e impactante o tema das mudanças climáticas.
“O LdC é uma organização que identifica os desafios da cidade, propõe soluções e sempre considera o contexto amazônico e seu ecossistema. Por isso, a segunda edição do MIA aprofundará a temática, mas a tornará acessível para todos”, afirmou.
As obras expostas estarão divididas entre Obras: Audiovisual com mostras de Luiza Ribeiro e IARA – Inovação e Aceleração, Mapa com Thales Miranda, Artes com Caroline Lobato, Gê Viana, Keoma Calandrini, Mavi Moraes e César Oliveira.
Além de Mural Cidades e Ancestralidades com Elis Almeidam, Elisa Malcher, Lygia Nassar e Vanessa Silva.
Serviço
Exposição: MIA – Museu Itinerante da Amazônia : Passado, Presente, Futuros
Data abertura: 5 de setembro às 17h
Exposição: de 06 de setembro a 1º de outubro de 2023
Horário: quartas a sábados, das 9h às 17h
Local: Fórum Landi, UFPA, centro histórico de Belém, em frente à praça do Carmo
Entrada gratuita
Assista a outras notícias do Pará:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.