Homem foi flagrado pela Polícia Federal e vai responder por tráfico internacional de drogas. Um raio-x comprovou a presença das cápsulas no organismo do suspeito. Passageiro é flagrado com cápsulas de cocaína ingeridas ao tentar viajar do Pará à Europa.
Reprodução / PF-PA
Um homem foi preso pela Polícia Federal ao tentar embarcar para a Europa com mais de 100 cápsulas com cocaína. Ele confessou que engoliu as cápsulas à PF.
O passageiro é venezuelano e foi abordado no Aeroporto Internacional de Belém, a caminho de Paris, na França.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Ao ser flagrado por tráfico internacional de drogas, ele foi levado ao Pronto Socorro Municipal (PSM) do Umarizal, onde iria expelir as cápsulas.
Segundo a PF, o suspeito havia passado por Pacaraima, em Roraima, no último dia 17 de agosto; em seguida, foi à Guiana Inglesa no dia 19; então pegou o voo de Paramaribo, no Suriname, para Belém, chegando às 5h de quinta-feira (7).
Já pela noite, enquanto esperava o voo para Lisboa, em conexão a Paris, ele foi abordado pelo Núcleo de Polícia Aeroportuária da PF em Belém.
A PF informou que a prisão ocorreu na área restrita, após o passageiro já ter feito a imigração, à espera para embarcar.
Ao ser entrevistado, o suspeito confessou que tinha engolido droga para levá-la à Europa. Com isso, foi levado ao Hospital da Aeronáutica de Belém, onde um raio-x confirmou que havia ao menos 80 cápsulas no estômago. A quantidade é considerada incomum, o que assustou a equipe policial.
Em seguida, o preso foi encaminhado ao PSM, onde começou a expelir a droga ainda na manhã desta segunda-feira, sob custódia de policiais federais.
As investigações apontam que o acusado teria engolido as cápsulas no Suriname, com ajuda de pasta de dente ou lubrificante, após tomar laxante.
A droga tende a ficar no corpo entre 24h e 36h, tempo suficiente para que ele viajasse até a França. A quantidade, porém, costuma ser em torno de 40, enquanto que o preso em Belém tinha pelo menos o dobro.
O tipo de droga, nessa modalidade, tende a ser cocaína salinizada, mais concentrada. A confirmação do teor, porém, deve ocorrer somente após a perícia da PF.
O Núcleo de Polícia Aeroportuária da Polícia Federal no Pará completou um ano de criação nesta quinta-feira (7). O flagrante do suspeito de tráfico, desta quinta-feira, foi a 67ª prisão feita pelo núcleo.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará
Passageiro é flagrado com mais de 100 cápsulas com cocaína no estômago ao tentar viajar de Belém para França
Adicionar aos favoritos o Link permanente.