Exposição de Renata Aguiar reúne fotografias e performance em obras que mergulham na Amazônia


Renata Aguiar
Renata Aguiar/Divulgação
“Reminiscências”, a nova exposição da artista visual Renata Aguiar, abrirá nesta quinta-feira (14), na Galeria Theodoro Braga, em Belém. Neste trabalho, a artista apresenta fotografias, fotoperformances e vídeoperformances, que são o resultado de suas investigações poéticas das relações corpo-território na Amazônia. Vencedora do Prêmio Branco de Melo 2023, da Fundação Cultural do Pará, a individual tem curadoria de Marisa Mokarzel.
Quase todas as obras exibidas foram desenvolvidas nos quatro anos de pesquisa da artista no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, para obtenção do título de Doutora em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Para Renata, a mostra traz “imagens que se apresentam como restos ou rastros dos caminhos, entre memórias, ficções e lacunas, num encontro da fotografia com a performance.”
Trata-se de trabalho que amplia as perspectivas e o debate sobre uma visualidade amazônica e suas construções simbólicas através da fotografia. Para a curadora da exposição, Marisa Mokarzel, “estamos diante de uma artista que fala de um lugar disposto em tramas, reminiscências, referências nativas que implodem para romper limites, ir além dos territórios. Uma artista amazônida, sim; uma artista brasileira, mas muito mais que isso: uma artista.”
A iniciativa traz como contrapartida social a oferta de duas oficinas sobre fotografia e performance com a participação do artista Carlos Vera Cruz, uma para alunos de escolas públicas e outra para o público em geral. Além disso, será realizada uma roda de conversa sobre a exposição com a artista, a curadora e a artista convidada Carol Magno. As atividades acontecem de forma gratuita no espaço da galeria Theodoro Braga.
A exposição “Reminiscências: da fotografia à performatividade” fica aberta à visitação até o dia 27 de outubro. O projeto tem a realização do Prêmio Branco de Melo, Galeria Theodoro Braga, Fundação Cultural do Pará e Governo do Estado do Pará. A produção e comunicação são da Mundana Produtora.
Serviço
Abertura da exposição “Reminiscências: da fotografia à performatividade”, quinta-feira, 14, às 18h, na Galeria Theodoro Braga, no subsolo do Centur, localizado na Av. Gentil Bitencourt, 650, Nazaré, Belém.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.