Um vendaval acompanhado por chuva intensa deixou 10 casas danificadas em Xanxerê, Oeste de Santa Catarina. O evento climático foi registrado na noite de quinta-feira (2), por volta das 19h40.
O vendaval atingiu residências em Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina – Foto: Defesa Civil/ND
Conforme a Defesa Civil, o vento atingiu a região do bairro João Winckler, próximo ao aeroporto. Ao todo, 36 pessoas foram afetadas pelo vendaval na região.
Distribuição de lonas
O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para a distribuição de lonas. Além da entrega dos materiais, os socorristas orientaram a comunidade sobre as medidas de segurança para evitar quedas dos telhados das casas.
Conforme os bombeiros, nesses casos é importante que as pessoas não tentem cobrir os locais afetados, mas sim cobrir os móveis dentro das residências.
1
2
Casas ficaram destelhadas em Xanxerê – Defesa Civil/ND
2
2
Moradores atingidos pelo temporal buscaram ajuda no Corpo de Bombeiros em Xanxerê – Defesa Civil/ND
Sem energia elétrica
Além dos estragos, mais de 1,5 mil pessoas ficaram sem energia elétrica nas regiões de Xanxerê, Lajeado Grande e Marema.
O Coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Peri, explica que o órgão continua com o levantamento de informações sobre os estragos causados pelo vendaval com os municípios que possam ter sido afetados.
Confira o vídeo do vendaval
O vendaval atingiu residências em Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina – Vídeo: Defesa Civil/ND
Alerta para novos temporais
Além disso, Peri alerta que o calor e a alta umidade podem criar condições favoráveis para novos temporais na região Oeste de Santa Catarina.