‘Caiu tudo de uma vez. Eu vi tudo caindo’, diz moradora após 13 sacadas de prédio residencial desabarem em Belém

Corpo de Bombeiros e Coordenadoria de Defesa Civil estão produzindo um laudo para apontar a dinâmica e as causas do desabamento de um prédio residêncial, em Belém. Ninguém se feriu. Moradora do prédio, a professora Regina Pinto conta que viu o desabamento das sacadas.
Edenilton Marques / TV Liberal
O desabamento de 13 sacadas de um prédio residencial neste sábado (13), em Belém, deixou muitos moradores e pessoas que trabalham no local assustados. Segundo as autoridades, um laudo será produzido para apontar a dinâmica e as causas do acidente.
A professora Regina Pinto, moradora do sétimo andar, conta que estava com o filho e a neta no hora do desabamento.
“Minha neta estava em uma das salas e eu estava entrando na minha suíte para ver minhas plantas, quando eu vi tudo desabando. Eu iria pra sacada e iria morrer ali, esmagada”, afirma.
Regina diz que a primeira atitude que teve foi pegar a neta e correr para a frente do prédio em busca de segurança.
“Quando eu vi desabar, eu enlouqueci e corri. Peguei minha netinha, saí e deixei o apartamento aberto, com tudo. Meu filho que estava no banheiro saiu em choque”, conta.
A professora fala que foi tudo tão rápido, que teve que sair com uma roupa de dormir, que estava usando.
“Caiu tudo de uma vez. Eu vi tudo caindo. Eu estou com a roupa dos vizinhos. Eu estava passando mal, porque sabia que meu filho tinha ficado dentro do apartamento. Depois ele saiu, trancou o apartamento e me procurou”, afirma mais tranquila.
Porteiro relembra momento em que sacadas desabaram em Belém.
Edenilton Marques / TV Liberal
Seu Antônio, porteiro que trabalha no Edifício Cristo Rei há alguns anos, diz que estava na entrada do prédio no momento do desabamento. O idoso estava bastante emocionado.
“Tava trabalhando normal, só ouvi a zoada e tremeu. Tremeu tudo. Na hora eu não tive ação de nada, quando eu vi, já tive que sair pra rua. Na hora que eu saí já tava tudo no chão”, afirma.
Entre lágrimas, seu Antônio agradeceu a Deus e disse que o sentimento após ter sobrevivido é de livramento.
Segundo moradores, havia uma obra na cobertura para instalação de sistema de envidraçamento reiki. Uma investigação ainda deve apontar as causas da queda.
Um morador, do quinto andar, relata que estava chegando ao prédio quando viu o desabamento.
“Por pouco não acontece uma tragédia comigo, né”, ele afirma.
Todas as sacadas de um prédio residencial desabam em Belém (Pará)
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Gatinho é resgatado após desabamento de sacadas e tutora abraça bombeiro emocionada
VÍDEO: Carros são atingidos por escombros após queda de 13 sacadas
Veja o antes e depois de desabamento no edifício:
ANTES e DEPOIS – Sacadas de prédio residencial desabam em Belém
Google Street View/Reprodução e TV Liberal/Reprodução
O desabamento foi no Edificío Cristo Rei, que fica localizado na Rua dos Mundurucus, entre a av. Generalíssimo Deodoro e a tv. Quintino Bocaiúva. O prédio foi construído em 1990.
A rua teve a energia elétrica afetada. A concessionária Equatorial Pará disse que fez a suspensão de maneira preventiva e que uma equipe foi deslocada para realizar manobras a fim de restabelecer o fornecimento de duas unidades consumidoras afetadas.
Após a queda, o prédio começou a ser evacuado no início da tarde. Mas a reportagem identificou que ainda havia moradores dentro do edifício, momentos depois do desabamento.
Sacadas de prédio desabam em Belém
Um vídeo mostra o momento em que idosos deixaram o prédio e, bastante abalados, reencontraram familiares – assista abaixo:
Idosos deixam prédio onde houve desabamento e reencontram familiares em Belém
Equipes do Corpo de Bombeiros e ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram enviadas para o local.
O g1 solicitou informações ao Corpo de Bombeiros sobre as providências tomadas, e aguardava resposta até a última atualização.
Pelas redes sociais, a prefeitura de Belém informou que determinou à Defesa Civil Municipal para ir ao local verificar as condições estruturais do edifício e se há algum outro risco de desabamento.
Ainda segundo a prefeitura, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) deve isolar a área e orientou que condutores de veículos e pedestres evitem transitar pelo local enquanto ainda não há mais informações sobre o incidente.
Veja imagens do desabamento:
Sacadas de edifício desabam na Cremação, em Belém.
Reprodução / Redes sociais
Sacadas desabam em prédio residencial de Belém.
Reprodução / TV Liberal
Gatinho é resgatado após sacada de prédio desabarem em Belém.
Vinícius Macêdo / TV Liberal
Escombros de sacadas se espalham pela rua em Belém.
Reprodução / TV Liberal
Sacadas de prédio desabam em Belém.
Reprodução / TV Liberal
Sacadas desabam em prédio de Belém.
Reprodução / Redes sociais
Leia notícias do estado em destaque no g1 Pará

Adicionar aos favoritos o Link permanente.