Círio Fluvial 2023: embarcações podem ser inscritas gratuitamente até 4 de outubro


Apenas as embarcações inscritas podem permanecer e/ou navegar na área em que será realizado o Círio Fluvial. Romaria Fluvial
Antenor Filho/ TV Liberal
A Marinha do Brasil reforçou nesta terça-feira (22) o prazo de encerramento das inscrições das embarcações do Círio Fluvial 2023. Os condutores das embarcações, sejam elas de pequeno ou grande porte, têm até 4 de outubro para se inscrever gratuitamente.
Apenas as embarcações inscritas na Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) e com a bandeira e/ou adesivo da Secretaria de Turismo (Setur) podem permanecer e/ou navegar na área em que será realizado o Círio Fluvial.
O capitão da CPAOR Ewerton Rodrigues Calfa afirma que esse apelo vem no intuito de diminuir a correria de inscrições de última hora na semana que vem.
“As embarcações de porte maior elas obrigatoriamente têm que passar por uma vistoria da Capitania. Esse apelo vai no sentido de que não deixem pra última hora, porque pode ser que a gente não consiga inspecionar e sua embarcação não vai estar devidamente inscrita pro Círio. E é uma situação onde a gente sempre preza pela segurança”, pede aos condutores.
Segundo a Marinha, a expectativa é que 300 veículos realizem a inscrição para participar do Círio Fluvial neste ano.
Inscrições de embarcações
As inscrições devem ser realizadas, gratuitamente, até 4 de outubro na sede da CPAOR (Rua Gaspar Viana, 575, Reduto), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h30. Mais informações pelo telefone (91) 3218-3950.
Segurança
A CPAOR coordenará o tráfego aquaviário para garantir a segurança da navegação, evitando que condutores realizem manobras de risco e causem acidentes, na tentativa de se aproximar do Navio Hidroceanográfico (NHo), que conduzirá a Imagem pelo 23º ano.
Mais de 250 militares devem participar da organização e condução da Romaria Fluvial do Círio.
A Marinha orienta que os participantes sigam à risca as regras de segurança de tráfego aquaviário: não superlotar as embarcações, principalmente, “rabetas” e “canoas”; usar colete salva-vidas é obrigatório; crianças menores de 12 anos não devem ser transportadas em balsas e motos aquáticas, etc.
Além disso, é importante ressaltar que, por questões de segurança, os navios não poderão adentrar o isolamento feito pela Capitania.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA

Adicionar aos favoritos o Link permanente.