Projeto será lançado em 2025, ano em que Fafá completa 50 anos de carreira. Imersão dentro do Círio de Nazaré pretende trazer referências para a produção musical. Jô Santana e Fafá de Belém
Beto Ribeiro/Redes Sociais
Fáfá de Belém, ícone da música da Amazônia e das maiores vozes da MPB, vai ganhar um musical sobre sua vida e obra. O espetáculo será dirigido por Miguel Falabella, e está em processo de produção. Para imergir no universo de Fafá, o ator, produtor e diretor artístico Jô Santana, idealizador do projeto, está em Belém para acompanhar o Círio de Nazaré – evento que é referência na identidade cultural e artística de Fafá.
Santana foi responsável por produzir mais de 60 espetáculos teatrais, entre eles, o musical “Marrom”, que celebrou a carreira de Alcione. Agora, ele volta seu olhar para a trajetória da cantora paraense. Na última segunda-feira (2), Santana esteve em reunião com a secretária de Cultura do Pará, Úrsula Vidal, e fechou apoio para produção do musical.
A produção tem previsão de ser lançada em 2025, ano em que Fafá completa 50 anos de carreira.
“Não poderia contar sua história sem vivenciar o Círio, pois, como Fafá mesma canta, é algo que não se explica, só se vive para compreender e sentir”, afirmou Jô Santana.
O projeto foi compartilhado com a secretária de Estado de Cultura, Úrsula Vidal, que mostrou entusiasmo, especialmente pelo seu formato inovador, que não apenas retratará a vida de Fafá, mas também se tornará um grande palco de inclusão artística, focado no teatro musical.
Jô Santana e Úrsula Vidal
Beto Ribeiro
“Este projeto está alinhado com o que a Secult planejou para fomentar a cultura dos grandes musicais em Belém, seguindo o exemplo bem-sucedido do trabalho com a ópera no estado”, afirmou Úrsula.
O projeto não se limita apenas à celebração artística, mas também promove a capacitação de mão de obra local e fortalece iniciativas sociais, incluindo aquelas voltadas para as mulheres privadas de liberdade.
Como ocorreu no Maranhão com o musical “Marrom”, que homenageou a cantora Alcione, as detentas poderão participar da confecção de figurinos e da produção de peças cenográficas para o musical de Fafá de Belém.
“Estamos desenvolvendo um projeto semelhante em Belém, com um programa de formação em teatro musical que culminará na seleção de talentos locais para o elenco”, explicou Jô Santana.
Imersão no Círio de Nazaré
A bênção para o musical sobre Fafá de Belém foi concedida a Jô Santana no mês passado pela própria cantora, durante um encontro em sua residência, explicou o produtor e diretor.
“Eu jamais poderia contar essa história sem pedir a bênção de Fafá, assim como agora peço licença ao povo paraense para mergulhar nesta semana na grandiosidade do Círio de Nazaré, que é um símbolo de devoção e uma parte fundamental da vida de Fafá”, afirmou Jô Santana.
Nesta semana, Jô Santana tem uma série de reuniões agendadas com patrocinadores, apoiadores e com o que será o braço social do projeto.
Círio de Nazaré
Allan Bentes/Arquivo pessoal
Na quarta-feira (4), ele se encontrará com representantes da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) para conhecer de perto o trabalho realizado por uma Cooperativa que tem transformado a vida de mulheres custodiadas no Pará.
O objetivo de Jô Santana é envolver essas mulheres na produção do espetáculo, assim como os membros do projeto “Sons de Liberdade”, que também participam da criação de cenários, figurinos e visagismo.
Tudo isso está sendo planejado para que Fafá de Belém, que será homenageada com o tema do samba-enredo “A Cabocla Mística em Rituais da Floresta” pela escola de samba Império de Casa Verde de São Paulo no Carnaval de 2024, também tenha um grandioso musical sobre sua vida nos palcos.
“O público de Belém pode esperar um espetáculo poderoso, digno da história dessa representante tão grandiosa da música paraense que brilhou pelo mundo afora”, finalizou Jô Santana.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.
Jô Santana participa do Círio para produção de musical que homenageia Fafá de Belém
Adicionar aos favoritos o Link permanente.