Dados foram levantados pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). É grande a expectativa de profissionais da culinária local. Círio deve movimentar mais de 20% o faturamento de restaurantes em Belém
Reprodução
O setor da gastronomia deve ter um faturamento de mais de 20% neste período de Círio de Nazaré, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Profissionais que apostam em comidas regionais estão com expectativas altas.
A maniçoba, o pato no tucupi e o arroz paraense são alguns dos queridinhos desse momento especial na mesa dos paraenses. A chef de cozinha Grace Benitez, que atua há mais de 40 anos nesse ramo destaca a importância do período do ano para o setor.
“É sempre uma coisa inusitada, nessa época o cheiro da cidade muda, a nossa comida é incrível e não tem lugar no mundo que tenha uma comida com os insumos tão diferentes como os nossos”, detalhou.
Restaurantes de Belém devem faturar 20% a mais durante o Círio de Nazaré
A expectativa do restaurante onde a chef trabalha é que o faturamento aumente em 40%. O estabelecimento fica localizado no trajeto da grande procissão e pensando em captar o público que vai assistir a passagem da santa, o empreendimento criou alguns pacotes englobando a arquibancada e muita comida.
Maniçoba, prato típico da região, sendo preparado
Reprodução
A festa católica também costuma movimentar outro restaurante localizado dentro de um shopping no bairro do Reduto. Somente no ano de 2022, o lucro cresceu em torno de 18%, apenas no mês de outubro. Sendo o dia da trasladação o mais movimentado, segundo o gerente do estabelecimento.
“Um dos dias que mais vendemos no ano foi justamente a véspera do círio, no momento da transladação”, detalhou o gerente Mateus Ribeiro.
Um dos pratos apostados deste ano é o “filhote nadador”, que envolve o filhote grelhado com jambu, tucupi e acompanhamento de arroz branco e pirão, mistura comum no Pará que utiliza a farinha de mandioca.
Prato Filhote Nadador para o círio em Belém
Reprodução
Apesar da grande movimentação e o intenso fluxo de trabalho, Grace garante que os funcionários são liberados durante a passagem da imagem da santa para reverenciar e agradecer as preces concedidas por ela.
“Só quem sabe somos nós paraenses, quando a gente ouve aquele musiquinha dela passando a emoção bate forte, e a gente precisa ter um tempinho pra ver ela passando”, finalizou.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Assista às principais notícias do Pará:
Confira outras notícias do estado no g1 PA
Círio deve movimentar mais de 20% o faturamento de restaurantes em Belém, diz Associação
Adicionar aos favoritos o Link permanente.