Conheça mais sobre um dos símbolos da festividade católica e quem fez parte da criação. Círio de Nazaré 2023: Manto de Nossa Senhora é apresentado em Belém.
Divulgação
A apresentação do manto da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré é um dos momentos mais emocionantes do Círio de Nazaré, em Belém. A peça foi exibida pela primeira vez nesta quinta-feira (5) durante cerimônia na Basílica Santuário.
O manto que a imagem usa nas procissões do Círio é um dos símbolos mais aguardados pelos fiéis, e seguirá vestindo a Imagem Peregrina até as vésperas do Círio 2024.
PÁGINA ESPECIAL: leia matérias especiais sobre o Círio
TEMPO REAL: g1 Pará faz cobertura especial das procissões
Círio de Nazaré 2023: Manto de Nossa Senhora de Nazaré
Divulgação
Desde o início do ano iniciam os preparativos para a confecção. Começa com a escolha pelo casal coordenador do desenhista e estilista que serão responsáveis por materializar o ícone, sempre em conjunto com o tema do Círio. Para 2023, foram escolhidos como responsáveis pela criação a estilista Lelé Grello e o artista Odair Mindelo.
O pintor, desenhista e ilustrador Mindelo já trabalhou em outros momentos com o Círio de Nazaré, inclusive em 2016 foi o artista responsável pela arte do Cartaz do Círio daquele ano, entre outros trabalhos e exposições ligados ao Círio.
O trabalho dele começou aos 15 anos de idade, quando realizou a primeira exposição, no Projeto “Boca-da-noite”, do Núcleo de Arte da UFPA, em 1996. Ele começou em 2018 a estudar sobre o manto do Círio e a elaborar uma proposta de desenho.
“O manto vem muito elegante, com tons claros, ressaltando também detalhes da Basílica Santuário, que completa 100 anos do título basilical. Será um dos mantos mais bonitos que tivemos, foram anos de estudos e dedicação, um fator preponderante para o desenho final”, ele afirma.
Lelé Grello sempre foi apaixonada por moda. Mas foi na adolescência, durante a faculdade de arquitetura, que a estilista decidiu investir no que antes era apenas um talento. Ela já havia confeccionado o manto em outro momento, em 2004, e a ligação com Nossa Senhora é muito forte, tanto que recebeu o nome de Maria de Nazaré, como promessa da mãe.
“Após a leitura da liturgia do tema do Círio deste ano naturalmente veio a inspiração para iniciar a confecção, depois veio a segunda fase, a escolha dos materiais mais adequados. Iniciei a confecção em maio, com uma produção diária e constante entre bordados, escolha dos acessórios e os mínimos detalhes para um trabalho deslumbrante”, conta.
História
Um dos símbolos da procissão, a tradição do manto foi mantida desde que o caboclo Plácido encontrou a santinha às margens do igarapé Murucutu.
Ao sair nas procissões, o manto da Virgem de Nazaré seguia um formato retangular e, nos anos seguintes, foi confeccionado pela Irmã Alexandra, da Congregação Filhas de Sant’Ana, que confeccionava os mantos com material doado por promesseiros, até sua morte em 1973.
Círio de Nazaré 2023: Manto de Nossa Senhora é apresentado em Belém
Adicionar aos favoritos o Link permanente.